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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Diego Vieira do-
dc.date.accessioned2025-08-22T12:30:47Z-
dc.date.available2025-08-22T12:30:47Z-
dc.date.issued2025-04-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35542-
dc.description.abstractNo abstract.pt_BR
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransição capilarpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade do consumidorpt_BR
dc.subjectVulnerabilidade e resiliência do consumidorpt_BR
dc.titleTransição capilar e vulnerabilidade do consumidorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Diana Lúcia Teixeira de-
dc.description.resumoA transição capilar se caracteriza pelo abandono de técnicas químicas e físicas de alisamento de modo a proporcionar textura natural aos cabelos e uma vez que este processo age sobre um fator importante para a imagem e auto estima das mulheres pode acarretar situações potenciais de vulnerabilidade no contexto do consumo. O presente estudo teve como objetivo apontar as relações existentes entre as experiências relatadas por sete mulheres participantes que deixaram de utilizar processos químicos e físicos no cuidado com os cabelos aderindo a transição capilar com o modelo conceitual de vulnerabilidade e resiliência do consumidor proposto por Baker e Mason (2012). A pesquisa foi realizada de forma qualitativa através da coleta de falas em uma entrevista semi estruturada posteriormente analisada em busca de elementos caracterizadores de estados de vulnerabilidade no consumo e mecanismos de resiliência utilizados pelas participantes. Os resultados demonstraram que algumas participantes encontraram-se em situações de vulnerabilidade do consumidor relacionada a falta de informações sobre produtos ou serviços e que relataram pressões sociais sobre a aparência. Como mecanismos de resiliência, as participantes relataram o empoderamento pessoal, a criação de comunidades de apoio, próximas ou virtuais, para vencer a lacuna de informações sobre o tema e escolhas mais conscientes sobre o consumo estético. Os estudos sobre o tema da transição capilar apontam ainda que houve um aumento do número de produtos para cabelos naturais no mercado, desde que o movimento se iniciou, caracterizando-se como mecanismo de adaptação do mercado a determinada demanda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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