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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35546
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Juliana Machado-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:23:35Z-
dc.date.available2025-02-26-
dc.date.available2025-08-22T14:23:35Z-
dc.date.issued2025-02-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35546-
dc.description.abstractHistology teaching traditionally uses expository methods, but active methodologies have been introduced to promote more meaningful and contextualized learning through a deep understanding of concepts, longer-lasting retention of knowledge, stimulating the development of cognitive skills. The objective of this integrative review was to evaluate the effectiveness of implementing active methodologies in teaching histology. The integrative review was conducted through an extensive review in the Capes Periodicos and Lilacs databases, including articles published in English and Portuguese, between the years 2020 and 2024, using combinations of controlled descriptors. 18 articles were found for final selection, including 11 articles and excluding 07 articles. The results indicated that active teaching methodologies contribute to greater knowledge retention and improved academic performance. The review suggests that implementation improves students' academic performance and motivation, although more experimental studies are needed to confirm these findings in varied contexts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tahis Silva (tahis@ccs.ufpb.br) on 2025-08-22T14:23:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JMA2602025.pdf: 758530 bytes, checksum: b5e985349d7ff20bece5b3b75f0c037b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-22T14:23:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) JMA2602025.pdf: 758530 bytes, checksum: b5e985349d7ff20bece5b3b75f0c037b (MD5) Previous issue date: 2025-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAbordagem pedagógica renovadora; Aprendizagem ativa; Desempenho acadêmico.pt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectDesempenho acadêmicopt_BR
dc.titleAnálise da eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de histologia: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Giciane Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6625645865394113pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1582077171680443pt_BR
dc.description.resumoO ensino de histologia tradicionalmente utiliza métodos expositivos, mas as metodologias ativas vêm sendo introduzidas para promover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada através da compreensão profunda dos conceitos, retenção mais duradoura do conhecimento, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas. O objetivo dessa revisão integrativa a foi avaliar a eficácia da implementação de metodologias ativas no ensino de histologia. A revisão integrativa foi conduzida através de uma revisão extensiva nas bases de dados Capes Periodicos e Lilacs incluindo artigos publicados em inglês e português, entre os anos de 2020 e 2024, utilizando combinações de descritores controlados. Foram encontrados 18 artigos para seleção final, incluindo 11 artigos e excluindo 07 artigos. Os resultados indicaram que as metodologias ativas de ensino contribuem para uma maior retenção de conhecimento e, melhora do desempenho acadêmico. A revisão sugere que a implementação de melhora o desempenho acadêmico e a motivação dos estudantes, embora mais estudos experimentais sejam necessários para confirmar esses achados em contextos variados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMorfologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Morfologia

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