Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35548
Tipo: Tese
Título: Análise de estilos de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração no Brasil
Autor(es): Dias, Cleysson Ricardo Jordão Braga
Primeiro Orientador: Silva, Anielson Barbosa da
Resumo: Esta tese tem como objetivo geral analisar os estilos de orientação acadêmica identificados na pós-graduação em Administração no Brasil. Os objetivos específicos foram: (1) caracterizar os estilos de orientação acadêmica, (2) desenvolver uma Escala de Estilos de Orientação Acadêmica, (3) validar essa escala e (4) verificar as relações entre os estilos de orientação acadêmica e o perfil dos orientadores que atuam na pós-graduação em Administração no Brasil. O argumento central da pesquisa é que existem diferentes estilos de orientação acadêmica na pós-graduação em Administração, refletindo possíveis abordagens adotadas pelos orientadores no contexto brasileiro. Para alcançar o primeiro objetivo, foi utilizada a fenomenografia, com entrevistas realizadas com 23 professores, bolsistas de produtividade, de diversas áreas da Administração e em diferentes estágios de carreira. No segundo objetivo, foi desenvolvida uma escala para mensurar os estilos de orientação acadêmica, submetida a 527 estudantes da pós-graduação em administração, tendo como método de análise a Análise Fatorial Exploratória para compreender os dados. A validação da escala, realizada no terceiro objetivo, foi feita por meio da Análise Fatorial Confirmatória, utilizando uma amostra de 243 egressos da pós-graduação em Administração. Finalmente, o quarto objetivo consistiu na verificação das relações entre os estilos de orientação e variáveis do perfil dos orientadores, 236 professores responderam à pesquisa, e para análise utilizou-se cálculos descritivos e o teste não paramétrico de U de Mann-Whitney. Os resultados do estudo fenomenográfico indicaram quatro concepções definidas como estilos de orientação: Pragmático, Treinador, Aprendente e Afetuoso. Os resultados da análise da Escala de Estilos de Orientação Acadêmica foi a identificação de dois estilos predominantes: Relacional-Empático e Técnico-Instrumental. A validação da escala demonstrou sua consistência na mensuração desses estilos. Além disso, foram encontradas diferenças significativas entre os estilos de orientação e o sexo feminino, com uma possível predominância do estilo Relacional-Empático entre as mulheres. Também foi observada uma diferença significativa entre os estilos e os programas de pós-graduação profissionais, sugerindo uma maior presença dos dois estilos nesse contexto. Conclui-se que esta tese contribui significativamente para o campo da orientação acadêmica, proporcionando uma compreensão mais aprofundada dos estilos de orientação na pós-graduação em Administração. A Escala de Estilos de Orientação Acadêmica desenvolvida é uma ferramenta útil para programas de treinamento de orientadores, permitindo a formação contínua desses profissionais e incentivando práticas de orientação mais adaptativas. Os estilos Relacional-Empático e Técnico-Instrumental não são dicotômicos, mas sim complementares, e os orientadores podem adotar elementos de ambos, conforme as necessidades de seus orientandos, o tipo de pesquisa e as demandas institucionais.
Abstract: This thesis aims to analyze the academic mentoring styles identified in graduate programs in Administration in Brazil. The specific objectives were: (1) to characterize academic mentoring styles, (2) to develop a scale for academic mentoring styles, (3) to validate this scale, and (4) to verify the relationships between mentoring styles and the profiles of mentors in graduate programs in Administration in Brazil. The central argument of the research is that there are different academic mentoring styles in graduate programs in Administration, reflecting possible approaches adopted by mentors in the Brazilian context. To achieve the first objective, phenomenography was used, with interviews conducted with 23 productivity fellowship professors from various areas of Administration and at different career stages. For the second objective, a scale was developed to measure academic mentoring styles, which was administered to 527 graduate students in Administration. Exploratory Factor Analysis (EFA) was used to analyze the data. The scale validation, conducted for the third objective, was carried out using Confirmatory Factor Analysis (CFA) with a sample of 243 graduates of graduate programs in Administration. Finally, the fourth objective involved verifying the relationships between mentoring styles and mentor profile variables. A total of 236 professors responded to the survey, and descriptive statistics and the non-parametric Mann-Whitney U test were used for the analysis. The results of the phenomenographic study revealed four distinct mentoring styles: Pragmatic, Coach, Learner, and Affectionate. The results of the academic mentoring styles scale identified two predominant styles: Relational-Empathetic and Technical-Instrumental. The scale validation demonstrated its consistency in measuring these styles. Additionally, significant differences were found between mentoring styles and gender, with a possible predominance of the Relational-Empathetic style among women. A significant difference was also observed between the mentoring styles and professional graduate programs, suggesting a higher presence of both styles in this context. This thesis concludes by making a significant contribution to the field of academic mentoring by providing a deeper understanding of mentoring styles in graduate programs in Administration. The developed Academic Mentoring Styles Scale is a useful tool for training programs for mentors, enabling their continuous professional development and encouraging more adaptive mentoring practices. The Relational-Empathetic and Technical-Instrumental styles are not dichotomous but complementary, and mentors may adopt elements of both styles depending on the needs of their mentees, the type of research, and institutional demands.
Palavras-chave: Orientação acadêmica - estilos
Pós-graduação em Administração
Escala - desenvolvimento e validação
Academic Advising
Advising Styles
Graduate Programs in Administration
Development and Validation of Scale
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35548
Data do documento: 20-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleyssonRicardoJordãoBragaDias_Tese.pdf3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons