Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35559
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bezerra, Cristiano Marcos Zacarias | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-25T14:58:17Z | - |
dc.date.available | 2025-08-25T14:58:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35559 | - |
dc.description.abstract | No abstract. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Erika (maria.erika@academico.ufpb.br) on 2025-08-18T19:28:07Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMZB18082025.pdf: 611503 bytes, checksum: 557d7f41770bfd52b51ea8425ab506b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-08-25T14:58:17Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMZB18082025.pdf: 611503 bytes, checksum: 557d7f41770bfd52b51ea8425ab506b0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-25T14:58:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CMZB18082025.pdf: 611503 bytes, checksum: 557d7f41770bfd52b51ea8425ab506b0 (MD5) Previous issue date: 2025-04-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão de resíduos eletrônicos | pt_BR |
dc.subject | Centro de Energias Alternativas e Renováveis | pt_BR |
dc.subject | CEAR - UFPB | pt_BR |
dc.title | Gestão de resíduos eletrônicos na perspectiva dos discentes do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba - UFPB | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Limeira, Maria Camerina Maroja | - |
dc.description.resumo | Com o avanço tecnológico, observa-se uma produção em larga escala de dispositivos eletrônicos, que, devido ao ciclo de vida curto, geram grandes volumes de resíduos, apresentando desafios para a sua gestão adequada. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a gestão de resíduos eletrônicos sob a perspectiva dos discentes do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, com foco nas etapas do gerenciamento, no potencial de reciclagem e nas práticas de descarte desses resíduos. Parte-se da seguinte problemática: qual o nível de compreensão dos discentes de graduação do CEAR/UFPB acerca da gestão de resíduos eletrônicos? O objetivo é analisar esse nível de compreensão por meio de uma pesquisa descritiva, de natureza aplicada e abordagem quantitativa. Para isso, foi aplicado um questionário estruturado, elaborado no google forms, contendo sete questões de múltipla escolha, com itens em escala Likert. A análise dos dados revelou o pouco conhecimento sobre as etapas do seu gerenciamento e, sobretudo, um entendimento limitado da legislação que disciplina essa temática. Verifica-se, ainda, que embora exista uma percepção significativa quanto à reciclabilidade dos componentes desses resíduos, a quase totalidade dos respondentes associa as principais dificuldades para a prática da reciclagem à falta de infraestrutura ou à escassez de informação. Além disso, o estudo indica que a maioria dos alunos não tem o hábito de descartar resíduos eletrônicos pessoais de forma adequada, fazendo-se necessárias, portanto, ações educativas que promovam práticas mais efetivas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CMZB18082025.pdf | 597,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons