Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3555
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Kenne Ana Alves-
dc.date.accessioned2018-03-02T14:03:25Z-
dc.date.available2018-03-02-
dc.date.available2018-03-02T14:03:25Z-
dc.date.issued2014-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3555-
dc.description.abstractThe storytelling is one of the oldest ways that facilitated the interaction between individual, is a process of paramount importance for the development of critical skills , building autonomy and development of the child's learning by stimulating the imagination and fantasy , and encourage moral values and love of reading . Faced with all these skill , we can say that the art of storytelling goes far beyond a playful and creative way , not only develops a way of thinking , more also contributes to the process of teaching and learning for the cognitive development of children . In this sense, this research has the overall objective to analyze the pedagogical practice of teachers in early childhood education from City College in the city of Santa Monica Itaporanga / PB , with regard to the use of storytelling as a teaching resource in the formation of the reader . To develop this research, we based qualitative approach, in which the subject - researcher is an integral part of the process of knowledge construction and interprets phenomena, giving them meanings. We are relying on the method of exploratory and descriptive research, our empirical field was the Santa Monica College located in Itaporanga / PB. The subjects were three educators who teach in class II of the Garden. As an instrument of data collection, we used a questionnaire consisting of eleven questions, with eight open and three closed. As a result, the research highlights the importance of storytelling in the classroom as the construction of a new world , where the child learns through the narrative a new way to form new attitudes and skills that allows positioning critically before reality .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-02T14:03:25Z No. of bitstreams: 1 KAAL02032018.pdf: 388448 bytes, checksum: 2f7db65defe923c047bc3e27319da72e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T14:03:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KAAL02032018.pdf: 388448 bytes, checksum: 2f7db65defe923c047bc3e27319da72e (MD5) Previous issue date: 2014-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectContação de históriapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titleEducação infantil: a contação de história como recurso pedagógico na formação do leitorpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Mata, Áurea Augusta Rodrigues da-
dc.description.resumoA contação de historia é um dos meios mais antigos que facilitava a interação entre os indivíduos, é um processo de suma importância para o desenvolvimento da capacidade crítica, construção da autonomia e desenvolvimento da aprendizagem da criança estimulando a imaginação e fantasia, além de favorecer os valores morais e o gosto pela leitura. Diante de todas essas habilidades, podemos dizer que a arte de contar história vai muito além de uma forma lúdica e criativa, desenvolve não só a maneira de pensar, mais também contribui para o processo de ensino aprendizagem e para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Nesse sentido , essa pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática pedagógica dos professores da educação infantil da Escola Municipal Santa Mônica na cidade de Itaporanga/PB, no que se refere à utilização da contação de história como recurso pedagógico na formação do leitor. Para desenvolvermos essa pesquisa, tomamos com base a abordagem qualitativa, na qual o sujeito-pesquisador é parte integrante do processo de construção do conhecimento e interpreta os fenômenos, atribuindo-lhes significados. Utilizamo-nos do método de pesquisa exploratória e descritiva, nosso campo empírico foi a Escola Santa Mônica localizada na cidade de Itaporanga/PB. Os sujeitos da pesquisa foram três educadoras que lecionam na turma do Jardim II. Enquanto instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário composto de onze perguntas, sendo oito abertas e três fechadas. Como resultado, a pesquisa salienta a importância da contação de historia em sala de aula como a construção de um mundo novo, onde a criança descobre através da narrativa um novo caminho à formação de novas atitudes e habilidades que permite se posicionar criticamente diante da realidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KAAL02032018.pdf379,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.