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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35561
Tipo: TCC
Título: Gestão de compras e o desenvolvimento do mix de produtos: o caso de uma loja de calçados da moda na Paraíba
Autor(es): Andrade, Aline Medeiros de
Primeiro Orientador: Gomes, Jorge de Oliveira
Resumo: O Desenvolvimento do Mix de Produtos e a Gestão de Compras desempenham papéis cruciais na estratégia de empresas varejistas, principalmente no setor de moda, que se caracteriza pela volatilidade das demandas, nas construções de coleções de inverno, verão e interestações; e que se traduzem na constante necessidade de adaptação às preferências do consumidor. O presente estudo teve como objetivo analisar os Processos de Gestão de Compras e de Desenvolvimento do Mix de Produtos, na empresa objeto de estudo, que se caracteriza como empresa familiar de pequeno porte, integrante de uma rede de 5 lojas de calçados, distribuídas nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. O foco foi verificar a adequação desses processos atuais, comparando às práticas sugeridas pela literatura especializada, considerando a realidade de micro e pequenas empresas (MPEs), caracterizadas pela simplificação de processos e limitações de recursos, como é o caso da empresa estudada. O estudo foi conduzido por meio de: Pesquisa Bibliográfica; Observação Participante dos procedimentos internos da empresa; e Análise Qualitativa dos dados coletados através de Entrevista Semi- Estruturada. Como parte dos resultados, foram criados esquemas registrando as etapas adotadas pela empresa, utilizados para comparar a teoria e a prática empresarial, contribuindo para evidenciar que a empresa apresenta um bom grau de aderência às etapas propostas pela literatura. Em síntese, apesar do nível de adequação da maioria das etapas dos processos de Gestão de Compras e do Desenvolvimento do Mix de produtos, em relação às etapas propostas pela literatura, este estudo sugere que a falta de implementação de padrões nessas etapas, compromete em algum grau o desempenho operacional e financeiro da organização. De forma que, aprimorar a gestão desses processos através da padronização de métodos e ferramentas, em cada uma das etapas, pode repercutir na sua competitividade no mercado. Além de permitir respostas ágeis e assertivas às flutuações da demanda consumidora no mercado da moda.
Abstract: Product Mix Development and Purchasing Management play crucial roles in the strategy of retail companies, particularly in the fashion sector, which is characterized by demand volatility, seasonal collections (winter, summer, and interseason), and the constant need to adapt to consumer preferences. This study aimed to analyze the Purchasing Management and Product Mix Development processes in a small family-owned company, part of a network of five footwear stores located in the states of Paraíba and Rio Grande do Norte. The focus was to assess the alignment of these processes with practices suggested by specialized literature, considering the reality of micro and small enterprises (MSEs), which are characterized by simplified processes and resource limitations, as isthe case with the studied company. The study was conducted through: Bibliographic Research; Participative Observation of the company's internal procedures; and Qualitative Analysis of data collected through Semi- Structured Interviews. As part of the results, diagrams were created to record the steps adopted by the company, which were used to compare theory and business practice, contributing to highlight that the company demonstrates a good degree of adherence to the steps proposed by the literature. In summary, despite the alignment of most steps in the Purchasing Management and Product Mix Development processes with those proposed by the literature, this study suggests that the lack of standardized implementation of these steps compromises, to some extent, the operational and financial performance of the organization. Therefore, enhancing the management of these processes through the standardization of methods and tools at each stage can impact its competitiveness in the market and enable agile and assertive responses to consumer demand fluctuations in the fashion market.
Palavras-chave: Gestão de compras.
Desenvolvimento de mix de produtos
Varejo de moda de calçados
Análise comparativa
Melhoria de processos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35561
Data do documento: 11-Abr-2025
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

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