Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35563
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção de aprendizagem da anatomia humana em alunos de pós Graduação lato sensu em morfologia |
Autor(es): | Correia Neto, Antonio Veloso |
Primeiro Orientador: | Silva, Ivson Bezerra da |
Resumo: | Introdução: A anatomia humana, um dos pilares fundamentais da formação em saúde, fornece a base conceitual para a atuação clínica segura e eficaz. Com o advento das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014, o ensino anatômico passou por reformulações metodológicas, exigindo abordagens mais ativas e integradas. Nesse contexto, os cursos de pós-graduação Lato Sensu em Morfologia surgem como alternativas para aprofundamento técnico e formação docente, embora muitos egressos ingressem na docência sem formação pedagógica formal. Assim, torna-se relevante investigar como os alunos desses programas percebem sua formação em anatomia. Objetivo: Avaliar a percepção dos alunos da Pós-graduação Lato Sensu em Morfologia da Universidade Federal da Paraíba sobre o aprendizado em anatomia humana, considerando as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Método: Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado no Google Forms®, respondido por concluintes do I Curso de Especialização em Morfologia da UFPB. A análise foi realizada com estatística descritiva, utilizando frequências e porcentagens. Resultados: A maioria dos participantes era do sexo feminino (58,8%) e média etária de 31,47 anos. As formações de origem foram majoritariamente em Odontologia (41,1%) e Fisioterapia (35,2%). Embora 88,2% possuíssem outras especializações, apenas 11,7% haviam buscado formação prévia em anatomia. As principais motivações para ingresso foram o interesse na área (88,2%) e a necessidade profissional (41,1%). A estrutura curricular foi avaliada como boa ou excelente, assim como a qualidade das aulas e coerência das avaliações. A metodologia com maior eficácia foi apontada como sendo as aulas práticas(70,5%). Todos os participantes relataram aprimoramento nas habilidades práticas e aumento significativo no conhecimento anatômico (média de 5,9 para 8,2; p = 0,0007). Houve ampla satisfação geral com o curso, embora tenham sido pontuadas algumas dificuldades como a carga horária intensa e a necessidade de melhorias na infraestrutura. Conclusão: O estudo evidencia o impacto positivo da especialização em morfologia na consolidação do conhecimento anatômico e na qualificação profissional, especialmente no âmbito da docência. Os dados apontam para uma valorização das práticas laboratoriais e demonstram mudanças significativas no perfil de atuação dos egressos. Apesar dos resultados positivos, foram identificados desafios relevantes, como a necessidade de maior carga prática e melhor infraestrutura. A implementação de avaliações contínuas é fundamental para garantir a qualidade e a efetividade do ensino em ciências morfológicas na pós-graduação. |
Abstract: | Introduction: Human anatomy, one of the fundamental pillars of health education, provides the conceptual basis for safe and effective clinical practice. With the advent of the 2014 National Curriculum Guidelines in Brazil, anatomical teaching underwent methodological reforms, requiring more active and integrated approaches. In this context, Lato Sensu postgraduate programs in Morphology have emerged as alternatives for technical deepening and teaching qualification, although many graduates enter teaching without formal pedagogical training. Therefore, it is relevant to investigate how students in these programs perceive their anatomical training. Objective: To assess the perceptions of students in the Lato Sensu Postgraduate Program in Morphology at the Federal University of Paraíba (UFPB) regarding their learning in human anatomy, considering the competencies and skills developed throughout the course. Method: This is a descriptive-exploratory study with a quantitative approach. Data collection was carried out through a structured questionnaire on Google Forms®, answered by graduates of the first Morphology Specialization Course at UFPB. The analysis was performed using descriptive statistics, applying frequencies and percentages. Results: Most participants were female (58.8%), with a mean age of 31.47 years. Their undergraduate backgrounds were mainly in Dentistry (41.1%) and Physiotherapy (35.2%). Although 88.2% held other specializations, only 11.7% had previously sought specific training in anatomy. The main motivations for enrolling were interest in the field (88.2%) and professional necessity (41.1%). The curriculum structure, class quality, and coherence of assessments were rated as good or excellent. The most effective learning method was reported to be practical classes (70.5%). All participants reported improved practical skills and a significant increase in anatomical knowledge (from a mean of 5.9 to 8.2; p = 0.0007). There was broad overall satisfaction with the course, despite some reported difficulties such as intense workload and the need for infrastructure improvements. Conclusion: The study highlights the positive impact of the Morphology specialization on the consolidation of anatomical knowledge and professional qualification, particularly in the field of teaching. The data indicate strong appreciation for laboratory practices and demonstrate significant changes in the professional profiles of graduates. Despite the positive outcomes, relevant challenges were identified, such as the need for increased practical workload and improved infrastructure. The implementation of continuous evaluations is essential to ensure the quality and effectiveness of morphological science education at the postgraduate level. |
Palavras-chave: | Anatomia Aprendizagem Avaliação Educacional Educação de Pós-Graduação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Morfologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35563 |
Data do documento: | 16-Jul-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Morfologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AVCN16072025.pdf | 630,2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons