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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35567
Tipo: | Tese |
Título: | Violência e reconhecimento : a gramática moral da educação quilombola |
Autor(es): | Alves, Jaquicilene Ferreira da Silva |
Primeiro Orientador: | Brennand, Edna Gusmão de Góes |
Resumo: | As marcas de violência na história da formação dos quilombos no Brasil manifestaram-se ao longo do tempo pelo racismo e pela discriminação e afetaram o reconhecimento e as identidades das comunidades tradicionais quilombolas. A tese que norteou o estudo foi pautada na afirmação de que os marcos normativos que regulamentam os seus direitos, incluindo o direito à educação, são insuficientes para o enfrentamento das injustiças geradoras de violências. A investigação teve como corpus os documentos normativos direcionados a estas comunidades. O objetivo do estudo foi investigar se estes marcos jurídico-normativos possuem garantias para o enfrentamento das injustiças, geradoras de violências. A problemática apresentou o histórico documental dos marcos normativos que regulamentam os quilombos no Brasil e a Educação Escolar Quilombola. A evolução do estudo confrontou estas informações com fontes oficiais que desvelam suas realidades. A pesquisa abordou as formas de repressão contra esses povos, baseando-se no reconhecimento e justificando-se a partir da experiência docente em comunidades remanescentes de quilombo e interpretações sociais sobre o que é viver nesses territórios. Os procedimentos metodológicos foram fundamentados na pesquisa documental dos marcos referenciais voltados às comunidades tradicionais e na legislação educacional para educação escolar quilombola. Para a exploração dos documentos, foi utilizado o Software Nvivo, que colaborou com a criação das categorias e, por conseguinte, dos códigos: Educação, Quilombo, Quilombola, Violência, Direito, Política, Racismo, Conflitos, Homicídios e Luta. Estes códigos foram interpretados com base na Análise de Conteúdo. Ao examinar os códigos a partir das lentes do reconhecimento, de forma conjunta, permitiu afirmar que o resultado para os enfrentamentos das injustiças geradoras de violências contra as comunidades quilombolas é uma construção urgente de uma educação antirracista que legitime a representatividade e enegreça os debates na sociedade, com vistas a uma reparação histórica. |
Abstract: | The marks of violence in the history of the formation of quilombos in Brazil have manifested over time through racism and discrimination, affecting the recognition and identities of traditional quilombola communities. The thesis that guided the study was based on the assertion that the normative frameworks regulating their rights, including the right to education, are insufficient to address the injustices that generate violence. The investigation's corpus consisted of normative documents directed at these communities. The objective of the study was to investigate whether these legal-normative frameworks have guarantees for confronting the injustices that generate violence. The research problem presented the documentary history of the normative frameworks that regulate quilombos in Brazil and Quilombola School Education. The evolution of the study confronted this information with official sources that reveal their realities. The research addressed forms of repression against these peoples, based on recognition and justified by teaching experience in quilombo communities and social interpretations of what it is like to live in these territories. The methodological procedures were based on documentary research of the reference frameworks aimed at traditional communities and the educational legislation for quilombola school education. For the exploration of the documents, Nvivo Software was used, which helped create categories and, consequently, the codes: Education, Quilombo, Quilombola, Violence, Law, Politics, Racism, Conflicts, Homicides, and Struggle. These codes were interpreted based on Content Analysis. Examining the codes through the lens of recognition, collectively, allowed for the assertion that the result for confronting the injustices that generate violence against quilombola communities is the urgent construction of an anti-racist education that legitimizes representation, intensifies debates on racial issues in society, and aims at historical reparation. RESUMEN Las marcas de violencia en la historia de la formación de los quilombos en Brasil se han manifestado a lo largo del tiempo a través del racismo y la discriminación, y han afectado el reconocimiento y las identidades de las comunidades tradicionales quilombolas. La tesis que orientó el estudio se basó en la afirmación de que los marcos normativos que regulan sus derechos, incluido el derecho a la educación, son insuficientes para enfrentar las injusticias que generan violencia. El corpus de la investigación consistió en documentos normativos dirigidos a estas comunidades. El objetivo del estudio fue investigar si estos marcos jurídico-normativos tienen garantías para enfrentar las injusticias que generan violencia. El problema de investigación presentó la historia documental de los marcos normativos que regulan los quilombos en Brasil y la Educación Escolar Quilombola. La evolución del estudio confrontó esta información con fuentes oficiales que revelan sus realidades. La investigación abordó las formas de represión contra estos pueblos, basándose en el reconocimiento y justificándose a partir de la experiencia docente en comunidades quilombolas y las interpretaciones sociales sobre lo que es vivir en estos territorios. Los procedimientos metodológicos se basaron en la investigación documental de los marcos de referencia dirigidos a las comunidades tradicionales y la legislación educativa para la educación escolar quilombola. Para la exploración de los documentos, se utilizó el software Nvivo, que ayudó a crear categorías y, en consecuencia, los códigos: Educación, Quilombo, Quilombola, Violencia, Derecho, Política, Racismo, Conflictos, Homicidios y Lucha. Estos códigos fueron interpretados con base en el Análisis de Contenido. Examinar los códigos desde la perspectiva del reconocimiento, de forma conjunta, permitió afirmar que el resultado para enfrentar las injusticias que generan violencia contra las comunidades quilombolas es la construcción urgente de una educación antirracista que legitime la representatividad, intensifique los debates sobre cuestiones raciales en la sociedad y apunte a una reparación histórica. |
Palavras-chave: | Educação quilombola Luta por reconhecimento Violência Antirracismo Quilombola Education Struggle for Recognition Violence Anti-racism Educación quilombola Lucha por el Reconocimiento Violencia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35567 |
Data do documento: | 29-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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