Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35568
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estratégias de ensino em embriologia humana: revisão integrativa |
Autor(es): | Oliveira, Rebeca Souza Uchôa Nóbrega, Vivyanne Falcão Silva da (Orientadora) |
Resumo: | A Embriologia Humana faz parte das Ciências Morfológicas e é essencial para a formação de profissionais da área da saúde, porém, o ensino de embriologia possui alguns obstáculos, como a dificuldade de visualização espacial das estruturas, nomenclaturas que mudam muito ao longo das etapas e entendimento dos processos embriológicos complexos. Com isso, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão integrativa sobre as estratégias de ensino aplicadas à embriologia humana, buscando analisar as metodologias mais utilizadas e seu impacto no processo de aprendizagem. Foram incluídos artigos de 2014 a 2024, em português ou inglês, disponíveis em 4 bancos de dados diferentes que abordam a aplicação e eficácia de estratégias de ensino, utilizou-se os descritores controlados MeSH/DeSC: (teaching) AND (embryology), e para combinação restritiva dos descritores, usou-se o operador booleano “AND”. A partir dos critérios, foram selecionados 14 artigos para análise, estes aplicaram diversas estratégias de ensino na área de embriologia, como: atividades em grupos ou pares, modelos didáticos, vídeos, estudos de caso, plataformas digitais, entre outros. Além da associação de algumas metodologias, visto que o estilo de aprendizagem difere entre os discentes. Dessa forma, percebeu-se que as estratégias com aprendizagem ativa buscando o protagonismo estudantil e com abordagens colaborativas e investigativas foram mais concretas no aprendizado contínuo. Outro ponto relevante, refere- se ao impacto positivo da presença do professor acompanhando as atividades desenvolvidas pelo aluno, e seu feedback imediato. Portanto, constatou-se que a diversificação das abordagens e estratégias pedagógicas é fundamental para superar as dificuldades encontradas no ensino de embriologia, facilitando a visualização dos processos dinâmicos e melhorando a assimilação dos conteúdos. |
Abstract: | Human Embryology is part of the Morphological Sciences and is essential for the training of health professionals. However, teaching embryology has some obstacles, such as the difficulty in spatial visualization of structures, nomenclatures that change greatly throughout the stages, and understanding of complex embryological processes. Therefore, this work aims to carry out an integrative review of teaching strategies applied to human embryology, seeking to analyze the most used methodologies and their impact on the learning process. Articles from 2014 to 2024, in Portuguese or English, available in 4 different databases that address the application and effectiveness of teaching strategies were included. The controlled MeSH/DeSC descriptors were used: (teaching) AND (embryology), and for restrictive combination of descriptors, the Boolean operator “AND” was used. Based on the criteria, 14 articles were selected for analysis. These applied various teaching strategies in the area of embryology, such as: group or pair activities, teaching models, videos, case studies, digital platforms, among others. In addition to the association of some methodologies, since the learning style differs among students. Thus, it was noted that strategies with active learning seeking student protagonism and with collaborative and investigative approaches were more concrete in continuous learning. Another relevant point refers to the positive impact of the presence of the teacher monitoring the activities developed by the student, and their immediate feedback. Therefore, it was found that the diversification of pedagogical approaches and strategies is essential to overcome the difficulties encountered in teaching embryology, facilitating the visualization of dynamic processes and improving the assimilation of content. |
Palavras-chave: | Embriologia humana Estratégias de ensino Metodologias ativas Revisão integrativa |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35568 |
Data do documento: | 1-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Especialização em Morfologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RSUO17032025.pdf | 677,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons