Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Kelly Gardênia da Costa Silva de-
dc.date.accessioned2018-03-02T14:12:05Z-
dc.date.available2018-03-02-
dc.date.available2018-03-02T14:12:05Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3556-
dc.description.abstractTreating playfulness in the school context is theming important questions about early childhood education, teacher training and conception of school practices related to it. Thus, with the intention of investigating the conceptions of teachers about the playful practice in early childhood education, we carried out a field research, which was attended by three teachers of classes in early childhood education in a municipal public school in Cabaceiras - PB, who answered a questionnaire on the topic. From the results obtained, we realized that the teachers participating in the research know the importance of playful practices, they recognize the children‟s play as a powerful tool that facilitates the child's learning and they always seek to insert them in teaching process in order to develop enhancement of self-esteem and their sociability. Regarding the funs chosen, the teachers participating in the research emphasized the importance of the presence of the teacher, which indicates the involvement of all in the fun performed responsibly. It was noted, too, that at break time the children like to play so diverse, whose games involve cognitive, motor and linguistic abilities. We evidenced the lack of more attractive resources and better educational toys disfavoring the work with games and toys at this school. It is concluded that through the act of playing children build affections and make discoveries about their way of life, they learn about the world and how to live in it; as well as the need for further activities directed to ludic practices and the disposition of favorable resources for the happening of those moments so indispensable for the teacher and the child of the early education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-02T14:12:05Z No. of bitstreams: 1 KGCSF02032018.pdf: 552870 bytes, checksum: f9b368a8ed8e1523a69c82b253ab1700 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-02T14:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KGCSF02032018.pdf: 552870 bytes, checksum: f9b368a8ed8e1523a69c82b253ab1700 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectPráticas educacionaispt_BR
dc.titleConcepções sobre práticas lúdicas na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, Rosemary Evaristo-
dc.description.resumoTratar de ludicidade no contexto escolar é tematizar questões importantes sobre a educação infantil, a formação docente e a concepção das práticas escolares a ela vinculados. Assim, com o intuito de investigar as concepções das professoras sobre a prática lúdica na educação infantil, realizou-se uma pesquisa de campo, da qual participaram três professoras de turmas da educação infantil de uma escola pública municipal de Cabaceiras – PB, que responderam a um questionário sobre o tema. A partir dos resultados obtidos, pudemos perceber que as professoras participantes da pesquisa conhecem as importâncias das práticas lúdicas, reconhecem as brincadeiras como um instrumento poderoso que facilita a aprendizagem da criança e sempre buscam inseri-las nos processos de ensino, a fim de desenvolver a valorização da autoestima e sua sociabilidade. Com relação às brincadeiras escolhidas, as professoras participantes da pesquisa frisaram a importância da presença da docente, o que indica o envolvimento de todos na brincadeira, realizada com responsabilidade. Foi constatado, também, que na hora do intervalo as crianças gostam de brincar de modo diversificado, cujas brincadeiras envolvem habilidades cognitivas, motoras e linguísticas. Evidenciou-se a falta de maiores atrativos e melhores brinquedos pedagógicos, o que desfavorece o trabalho com os jogos e os brinquedos na escola. Conclui-se que através do ato de brincar as crianças constroem afetividades e fazem descobertas sobre seu modo de ser, aprende sobre o mundo e como viver nele; como também são necessárias mais atividades voltadas para práticas lúdicas e se dispor de recursos favoráveis para que aconteçam esses momentos tão indispensáveis para o docente quanto para a criança da educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KGCSF02032018.pdf539,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.