Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35595
Tipo: TCC
Título: Vigilância do desenvolvimento de crianças em creche: um olhar materno
Autor(es): Santos, Tayná Lima dos
Primeiro Orientador: Reichert, Altamira Pereira da Silva
Resumo: Objetivo: investigar a percepção materna acerca da vigilância do desenvolvimento de crianças menores de três anos, matriculadas em creches. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, desenvolvido em uma creche do município de João Pessoa- PB vinculada à uma Unidade de Saúde da Família. Participaram nove mães de crianças matriculadas na referida creche. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, e analisados a partir da análise temática. Resultados: a maioria das mães não leva a criança para a realização da puericultura, embora compreendam a importância do acompanhamento da criança por um profissional de saúde na Unidade e na creche. Além disso, os relatos maternos enfatizam a creche como cenário potencializador do crescimento e desenvolvimento infantil. Conclusão: é necessário orientar as mães quanto a importância da regularidade da consulta de puericultura, bem como capacitar profissionais da creche e os profissionais de saúde, a fim de proporcionar uma atenção integral à saúde infantil.
Abstract: "No abstract".
Palavras-chave: Saúde da Criança
Crescimento e Desenvolvimento
Atenção Primária à Saúde
Creches
Mães.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35595
Data do documento: 23-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Especialização em Morfologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLS02042020.pdf891,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons