Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/356
metadata.dc.type: TCC
Title: A utilização de jogos no ensino da matemática como instrumentos de aprendizagem no 5º ano do ensino fundamental.
metadata.dc.creator: Xavier, Ronaldo Adriano da Costa.
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Matheus Laureano Oliveira dos.
metadata.dc.description.resumo: O objetivo da presente pesquisa consistiram em verificar em que medida uma intervenção pedagógica, através de jogos, seria favorável, a construção das operações com números naturais. Participaram dessa pesquisa duas turmas de 5º ano do ensino fundamental, totalizando 28 crianças da Escola Municipal João Silvano. Foi aplicado junto aos sujeitos, com o objetivo de avaliar o conhecimento e concepções acerca do uso de jogos no ensino da Matemática. A intervenção pedagógica foi composta de quatro horas aulas em que foi utilizado o material dourado. A análise quantitativa dos dados permitiu verificar que os sujeitos dessa amostragem apresentaram um desempenho satisfatório na utilização desse instrumento, em que envolviam as operações com números naturais. Observou-se que no item cinco que indagava a possibilidade de o aluno gostar de atividades com o lúdico com mais frequência nas aulas de Matemática, a mediana apresentou-se como a mais alta de todas as médias, indicando relevância estatística e aceitação nas atividades aplicadas. Pode-se dizer de acordo com os resultados obtidos, que a intervenção através de jogos permitiu expressivas evoluções nos sujeitos estudados, tanto na construção das operações como na elaboração de novas estratégias de resolução que envolve operações com números naturais.
Abstract: The objective of this research consisted in checking the extent to which an educational intervention, through games, is positive, the construction operations with natural numbers. Participated in this study two groups of fifth grade of elementary school, a total of 28 children in the School Hall João Silvano. It was applied in the subjects in order to assess knowledge and conceptions about the use of games in teaching mathematics. The educational intervention consisted of four hours in classes that used the material was gold. The quantitative data analysis has shown that the subjects of this sample presented a satisfactory performance in the use of this instrument, which involved operations with natural numbers. It was observed that the item that asked five students the opportunity to enjoy recreational activities with more frequently in mathematics classes, the median presented as the highest of all the averages, indicating statistical significance and acceptance activities applied . It can be said according to the results obtained through the intervention of games allowed significant developments in the subjects studied, both in construction operations and in developing new strategies for resolution that involves operations with natural numbers.
Keywords: Ensino e aprendizagem da matemática
Jogos e recreações matemáticas
Operações matemáticas
Teaching and learning mathematics
Mathematics games and recreations
Math operations
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/356
Issue Date: 1-Jul-2013
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACX01072013.pdf567,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.