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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35603
Tipo: | Tese |
Título: | Resiliência informacional de gênero : práticas informacionais de professoras do ensino superior durante a pandemia de covid-19 |
Autor(es): | Santos, Andréa Karinne Albuquerque dos |
Primeiro Orientador: | Alves, Edvaldo Carvalho |
Primeiro Coorientador: | Bufrem, Leilah Santiago |
Resumo: | Esta tese insere-se na dimensão social da Ciência da Informação. Objetiva descrever como as práticas informacionais mediadas por aplicativo de dispositivos móveis contribuem para o desenvolvimento da resiliência informacional de gênero de professoras da Universidade Federal da Paraíba durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Por meio de uma perspectiva eminentemente qualitativa, estabelece correlações entre as categorias conceituais: práticas informacionais, resiliência informacional e Divisão Sexual do Trabalho (DST). Realiza uma pesquisa de campo, na qual as atrizes sociais são professoras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), participantes de um grupo de WhatsApp formado por docentes do mesmo departamento. Na coleta de dados foi aplicado um questionário e uma entrevista semiestruturada. A sistematização e análise dos resultados recorre à análise de conteúdo, por meio da técnica categorial; aos elementos dos conceitos de resiliência informacional (Lloyd, 2014, 2015; Brasileiro, 2017) e de Divisão Sexual do Trabalho (Hirata; Kergoat, 2007); e à Teoria da Prática Social (Schatzki, 1991, 2003, 2016). A pesquisa bibliográfica subsidia a revisão de literatura, que abrange os conceitos supracitados, bem como aspectos informacionais e de gênero relacionados ao contexto pandêmico no Brasil; a mulher no contexto capitalista, articulado ao movimento feminista e à questão de gênero; a presença da mulher na ciência e na educação, além de um panorama das universidades públicas brasileiras e o estabelecimento do Ensino Remoto Emergencial. Por fim, defende-se a tese de que a resiliência informacional de gênero que emerge das práticas informacionais mediadas por aplicativo de dispositivos móveis se desenvolve a partir de uma conexão coletiva que mobiliza afetos de caráter formativo e socioemocional, favorecendo a construção de competência em informação e de práticas emancipatórias no contexto do Ensino Remoto Emergencial, quando há interesses pessoais, profissionais e de gênero em comum. |
Abstract: | This thesis is situated within the social dimension of Information Science. It aims to describe how informational practices mediated by mobile device applications contribute to the development of gender informational resilience among female professors at the Federal University of Paraíba during Emergency Remote Teaching (ERT). Through an inherently qualitative perspective, it establishes correlations between the conceptual categories: informational practices, informational resilience, and the Sexual Division of Labor (SDL). Field research was conducted, where the social actors are female professors from the Federal University of Paraíba (UFPB) who participate in a WhatsApp group composed of faculty members from the same department. Data collection involved the application of a questionnaire and a semi-structured interview. The systematization and analysis of the results relied on content analysis through the categorical technique; on elements of the concepts of informational resilience (Lloyd, 2014, 2015; Brasileiro, 2017) and Sexual Division of Labor (Hirata; Kergoat, 2007); and on Social Practice Theory (Schatzki, 1991, 2003, 2016). The bibliographic research supports the literature review, which encompasses the aforementioned concepts as well as informational and gender-related aspects within the Brazilian pandemic context; women in the capitalist context, linked to the feminist movement and gender issues; women's presence in science and education; an overview of Brazilian public universities; and the establishment of Emergency Remote Teaching. Finally, the thesis argues that gender informational resilience, emerging froco informational practices mediated by mobile device applications, develops through a collective connection that mobilizes formative and socio-emotional affects, fostering the construction of information literacy and emancipatory practices in the context of Emergency Remote Teaching, particularly when there are shared personal, professional, and gender interests. |
Palavras-chave: | Gênero - Prática docente Práticas informacionais Resiliência informacional Ensino remoto emergencial Divisão sexual do trabalho Informal practicies Informational resilience Emergency remote teaching Sexual division of labor Gender |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35603 |
Data do documento: | 12-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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