Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Yasmim Kelly Ramos-
dc.date.accessioned2025-08-29T15:54:58Z-
dc.date.available2025-08-29-
dc.date.available2025-08-29T15:54:58Z-
dc.date.issued2025-08-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35606-
dc.description.abstractThis Final Paper aims to reflect on the challenges faced by students with disabilities in Youth and Adult Education (EJA), from the perspective of teachers. The research, with a quantitative approach, was conducted through an online questionnaire, organized via Google Forms and distributed to 20 teachers from the municipal network of João Pessoa-PB and the state network of Paraíba, through a WhatsApp group of educators. The study was based on authors such as Paulo Freire (1996), Arroyo (2017), Mello (2016), and Sassaki (2009), as well as the LDB (Law No. 9.394/1996), the LBI (Law No. 13.146/2015), and the Federal Constitution of 1988. The results showed that most of the teachers interviewed have already received students with disabilities in their classes, but many reported not feeling fully prepared to promote effective inclusion. The main difficulties identified were the lack of adapted teaching materials, the absence of accessibility in some schools, and the shortage of continuing education. Nevertheless, the teachers expressed interest in adapting activities. It was also observed that students with disabilities find in EJA a space for support, socialization, and an opportunity to exercise their citizenship. It is concluded that inclusion in EJA requires not only the dedication of teachers, but also consistent and effective public policies, investment in pedagogical resources, and specialized support. Thus, EJA reaffirms itself as a space of social justice, dignity, and life transformation.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2025-08-29T15:54:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKRM29082025.pdf: 1240734 bytes, checksum: 0f8b1b144f2927a94be5984d9e2387d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-08-29T15:54:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) YKRM29082025.pdf: 1240734 bytes, checksum: 0f8b1b144f2927a94be5984d9e2387d5 (MD5) Previous issue date: 2025-08-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.titleOs desafios enfrentados pelos estudantes com deficiência na educação de jovens e adultos: percepções dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quézia Vila Flor-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo refletir sobre os desafios enfrentados por estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das percepções dos professores. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada por meio de questionário online, organizado pelo Google Forms e enviados através de grupo de professores no Whatsapp a 20 professores das redes municipal de João Pessoa-PB e estadual da Paraíba. O estudo foi fundamentado em autores como Paulo Freire (1996), Arroyo (2017), Mello (2016), Sassaki (2009), além da LDB (Lei nº 9.394/1996), da LBI (Lei nº 13.146/2015) e da Constituição Federal de 1988. Os resultados mostraram que a maioria dos professores entrevistados já receberam estudantes com deficiência em suas turmas, mas muitos afirmam não se sentir totalmente preparados para promover uma inclusão efetiva. As principais dificuldades apontadas foram a ausência de materiais pedagógicos adaptados, a falta de acessibilidade em algumas escolas e a carência de formação continuada. Apesar disso, os docentes demonstram interesse em adaptar atividades. Verificou-se ainda que os estudantes com deficiência encontram na EJA um espaço de acolhimento, socialização e oportunidade de exercer sua cidadania. Conclui-se que a inclusão na EJA exige não apenas a dedicação dos professores, mas também políticas públicas consistentes e eficazes, investimento em recursos pedagógicos e apoio especializado. Assim, a EJA se reafirma como espaço de justiça social, dignidade e transformação de vidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YKRM29082025.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons