Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35615
Tipo: | TCC |
Título: | Educação financeira e endividamento: um estudo de caso dos servidores público em Taperoá-PB |
Autor(es): | Fernandes, Osmano Araujo |
Primeiro Orientador: | Silva, Carla Calixto da |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar a relação entre o nível de educação financeira e o nível de endividamento dos servidores públicos do Munícipio de Taperoá/PB. Especificadamente, pretendeu-se: a) traçar o perfil socioeconômico dos servidores; b) analisar o nível de endividamento; c) verificar o nível de educação financeira e o planejamento familiar dos servidores e, d) identificar possíveis causas e consequências do endividamento para o servidor público municipal. Para alcançar o objetivo do trabalho, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa com a utilização do método de revisão bibliográfica e com coleta de dados através de questionário respondido por 38 servidores públicos municipais. O questionário foi elaborado com 39 questões, divididas em 3 partes (perfil socioeconômico, perfil do nível de endividamento e o perfil do nível de educação financeira). Através dos resultados da pesquisa, pode-se concluir que o nível de educação financeira dos servidores de Taperoá é insuficiente e que apesar do nível de endividamento da amostra apresentar-se relativamente reduzido, o perfil dos entrevistados sugere falta de conhecimentos em áreas como planejamento financeiro e investimento. Em relação ao nível de endividamento, constatou-se que os servidores, em sua maioria, se definem como pouco endividados, havendo frequência em níveis mais sérios do aumento de empréstimos consignado no período analisado nas instituições financeiras no período da covid-19. Diante disso, verifica-se a necessidade de políticas públicas em parceria do município de Taperoá com Universidades, englobando as escolas estaduais, para que possam ser ministrados cursos, palestras e treinamentos sobre Educação Financeira. |
Abstract: | This research aimed to identify the relationship between the level of financial education and the level of indebtedness of civil servants in the Municipality of Taperoá/PB. Specifically, it was intended to: a) trace the socioeconomic profile of the servers; b) analyze the level of indebtedness; c) verify the level of financial education and family planning of public servants and, d) identify possible causes and consequences of indebtedness for municipal public servants. To achieve the objective of the work, it was decided to carry out a qualitative research using the bibliographical review method and with data collection through a questionnaire answered by 38 municipal public servants. The questionnaire was prepared with 39 questions, divided into 3 parts (socioeconomic profile, debt level profile and financial education level profile). Through the results of the research, it can be concluded that the level of financial education of the servants of Taperoá is insufficient and that despite the level of indebtedness of the sample being relatively low, the profile of the interviewees suggests a lack of knowledge in areas such as financial planning and investment. Regarding the level of indebtedness, it was found that the majority of public servants define themselves as having little indebtedness, with a frequency at more serious levels of the increase in payroll loans in the period analyzed in financial institutions during the period of covid-19. In view of this, there is a need for public policies in partnership between the municipality of Taperoá and Universities, including state schools, so that courses, lectures and training on Financial Education can be given. |
Palavras-chave: | Administração pública Educação financeira Endividamento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gestão Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35615 |
Data do documento: | 5-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OAF01092025.pdf | 976,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons