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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35616
Tipo: TCC
Título: Estrutura organizacional na gestão municipal: um estudo da secretaria de Administração de Sertãozinho-PB
Autor(es): Lima, Maria Lucila Farias de
Primeiro Orientador: Ferreira, Glenda Dantas
Resumo: O presente artigo analisa as características da estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura Municipal de Sertãozinho-PB. De forma específica, delineou-se os componentes da organização administrativa-funcional, bem como foram identificadas as necessidades de mudanças tendo em horizonte o desenvolvimento organizacional. Para tanto, parte-se do reconhecimento de que a estrutura organizacional afeta todo o desenvolvimento de organizações, sendo um importante instrumento para fornecer recursos e promover melhorias na eficiência e eficácia dessas. No tocante à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório quanto aos objetivos. Com relação aos procedimentos, foram adotados os seguintes: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa eletrônica e estudo de caso. Como resultado da pesquisa observou-se que a Secretaria de Administração tem uma estrutura que apresenta uma organização administrativa-funcional que limita a sua capacidade para cumprir suas competências e atribuições, o que passa por questões relacionadas à estrutura de cargos, à infraestrutura, aos processos organizacionais e às suas relações formais e informais.
Abstract: This article analyzes the characteristics of the organizational structure of the Municipal Administration Secretariat of Sertãozinho-PB. Specifically, the components of the administrative-functional organization were outlined, as well as the needs for changes were identified with organizational development in mind. To do so, it starts with the recognition that the organizational structure affects the entire development of organizations, being an important instrument to provide resources and promote improvements in their efficiency and effectiveness. Regarding the methodology used, research with a qualitative approach and exploratory character was carried out regarding the objectives. Regarding the procedures, the following were adopted: bibliographical research, documental research, electronic research and case study. As a result of the research, it was observed that the Secretariat of Administration has a structure that presents an administrative-functional organization that limits its ability to fulfill its competences and attributions, which involves issues related to the structure of positions, infrastructure, processes organizations and their formal and informal relationships.
Palavras-chave: Administração Pública
Gestão Municipal
Organizações públicas
Estrutura organizacional
Secretaria de administração
Sertãozinho-PB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35616
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração Pública

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