Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35630
Tipo: Dissertação
Título: A música coral de Eli-Eri Moura : uma proposta analítico-interpretativa para os Salmos 150, 121 e 23
Autor(es): Andrade, Laís Lorrany
Primeiro Orientador: Silva, Vladimir Alexandro Pereira
Resumo: Paraibano natural de Campina Grande, Eli-Eri Moura é compositor, pianista e regente. Sua obra é vasta, de instrumentação variada, englobando desde as técnicas mais ortodoxas, inspiradas nos moldes renascentistas, até aquelas vinculadas à música da atualidade. Nossa pesquisa tem como foco a obra coral de Eli-Eri Moura, com o objetivo geral de identificar as principais características e possibilidades interpretativas dos Salmos 150, 121 e 23, tanto do ponto de vista do regente, quanto do coralista, observando os seguintes objetivos específicos: 1) compreender as principais características das obras corais de Eli-Eri Moura; 2) identificar os aspectos estéticos, estruturais e simbólicos dos Salmos 150, 121 e 23, tomando como base a relação retórica entre texto e música; e 3) identificar correlações entre a análise retórica e a interpretação do repertório em questão. Este trabalho, de natureza qualitativa, partiu de uma investigação bibliográfica e documental, a fim de compreender a vida e obra do compositor. Em seguida, tomamos Bartel (1997) como base teórica para analisar as peças selecionadas dentro de uma perspectiva retórica, correlacionando os aspectos textuais e musicais, bem como seu impacto na interpretação do repertório. Nesse sentido, de acordo com Paul (2020) e Sieck (2017), nossa meta foi propor uma metodologia de ensaio baseada na solução de problemas, que resultasse na criação de um processo-produto dialógico, marcado pela proatividade dos(as) coralistas, participantes-colaboradores(as), dentro de um ambiente seguro e respeitoso. Tendo esses princípios como base, seguiu-se um trabalho de campo com o Coro de Câmara de Campina Grande em que nos debruçamos sobre o processo de preparação do repertório e verificamos as correlações existentes entre a análise retórica e a interpretação. Por fim, apresentamos um concerto com os Salmos 150, 121 e 23 e outras peças do compositor, além de relatarmos, mediante reflexão, os desafios musicais e extramusicais enfrentados, sugerindo possibilidades e soluções encontradas. Os resultados da pesquisa indicam o uso de várias figuras retóricas por Eli-Eri Moura em sua obra coral sacra e asseguram a relevância de compreender a relação texto-música para a interpretação desse repertório. Ademais, introduzir tais conceitos no processo de planejamento, ensaio e performance colabora para uma prática coral significativa, bem informada e enriquecedora, tanto para o(a) regente, quanto para os(as) coralistas.
Abstract: Born in Campina Grande, Paraíba, Eli-Eri Moura is a composer, pianist and conductor. His extensive body of work features varied instrumentation, combining both traditional techniques inspired by the Renaissance and those linked to contemporary music. This research focuses on Eli-Eri Moura's choral compositions, with the general objective of identifying the main characteristics and interpretative possibilities of Psalms 150, 121 and 23 from both the conductor’s and the choir’s perspectives. The specific objectives are as follows: 1) to understand the key characteristics of Eli-Eri Moura's choral works; 2) to identify the aesthetic, structural and symbolic aspects of Psalms 150, 121 and 23, examining the rhetorical relation between text and music; and 3) to explore the correlations between rhetorical analysis and the interpretation of these works. This qualitative study is based on bibliographic and documentary research aimed at understanding the life and work of the composer. The analysis of the selected pieces is informed by Bartel (1997), using a rhetorical framework that connects textual and musical elements and examines their impact on the interpretation of the repertoire. In line with Paul (2020) and Sieck (2017), we propose a rehearsal methodology based on problem-solving, which resulted in the creation of a dialogical process-product. This process is characterized by the proactivity of the choir members, participants-collaborators, within a safe and respectful environment. Fieldwork was conducted with the Campina Grande Chamber Choir, focusing on the preparation of the repertoire and examining the correlations between rhetorical analysis and performance interpretation. The study culminated in a concert featuring Psalms 150, 121 and 23, alongside other pieces by the composer. Additionally, we report and reflect on the musical and extramusical challenges encountered during the process, offering insights into the solutions found. The results of this research demonstrate the use of several rhetorical devices by Eli-Eri Moura within his sacred choral works and emphasize the importance of understanding the text-music relation for effective interpretation. Moreover, incorporating these concepts into the planning, rehearsal and performance processes contributes to a more meaningful, informed and enriching choral practice for both the conductor and the choristers.
Palavras-chave: Música coral
Regência
Literatura coral - Brasil
Eli-Eri Moura
Metodologia do ensaio
Conducting
Choral singing
Brazilian choral literature
Eli-Eri Moura
Rehearsal methodology
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35630
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaísLorranyAndrade_Dissert.pdf7,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons