Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Carlos Eduardo da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-03T16:02:17Z-
dc.date.available2025-09-03T16:02:17Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35634-
dc.description.abstractThis is a monograph for the end of a course (TCC). It arose from the curiosity of how education professionals who use the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" address images and teaching activities with themes that allow for respect for the singularities of rural individuals, for teaching related to moral formation. From this perspective, the overall objective is to analyze how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection: "Countryside Knowledge and Practices" can support the teaching of attitudes based on mutual respect, considering the singularities of rural people. To this end, we chose to provide a brief discussion of the concept of rural education and also seek to understand the concept of moral formation through the framework of Piaget (1994). In the methodology, we investigate how the images and teaching activities of the Novo Girassol Collection "Countryside Knowledge and Practices" can support the process of moral formation. We used document analysis as a technique. In the analysis and discussion of the data, we presented seven images and activities to discuss moral formation. From there, we realized that it is possible to work on morality by focusing on the use of textbooks.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-09-03T16:02:17Z No. of bitstreams: 1 CARLOS EDUARDO DA SILVA LOPES 2019 01.pdf: 773809 bytes, checksum: ffe56f4274bf3c62fb1423a21c29922b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-03T16:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS EDUARDO DA SILVA LOPES 2019 01.pdf: 773809 bytes, checksum: ffe56f4274bf3c62fb1423a21c29922b (MD5) Previous issue date: 2019-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectFormação moralpt_BR
dc.subjectColeção novo girasolpt_BR
dc.subjectSujeitos do campopt_BR
dc.titleComo as imagens e as atividades presentes nos livros da “coleção novo girassol: saberes e fazeres do campo” podem contribuir com a formação moral do sujeito no campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nilvânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259047744522889pt_BR
dc.description.resumoEste é um trabalho monográfico de conclusão de curso (TCC). Que partiu da curiosidade de saber como o profissional de educação que faz uso da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do campo abordando imagens e atividades de ensino com temáticas voltadas que possibilitem respeitar às singularidades dos sujeitos do campo, para o ensino ligado a formação moral. Nessa ótica tendo como o objetivo geral de analisar como as imagens e as atividades de ensino da Coleção Novo Girassol: saberes e fazeres do Campo podem subsidiar o ensino de posturas calcadas no respeito mútuo, considerando as singularidades dos povos dos campos. Para isso optamos por trazer uma breve discussão acerca do conceito de educação do campo e também buscamos entender o conceito de formação moral através do embasamento de Piaget (1994). Na metodologia tratemos de investigar como as imagens e atividades de ensino da Coleção Novo Girassol “saberes e fazeres do campo” pode subsidiar no processo de formação moral. Para utilizamos como técnica a análise documental. Na análise e discussão dos dados trazemos sete e imagens e atividades, para discutir a cerca da formação moral. A partir daí percebemos que é possível trabalhar a moral, focalizando no uso do livro didático.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS EDUARDO DA SILVA LOPES 2019 01.pdf755,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.