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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35637
Tipo: Tese
Título: Ser uma lição permanente: psicodinâmica da competência inter-relacional do educador na gestão dos conflitos e na prevenção à violência na escola
Autor(es): Andrade, Fernando Cézar Bezerra de
Primeiro Orientador: Carvalho, Maria Eulina Pessoa de
Resumo: Neste trabalho, estuda-se a competência inter-relacional de educadores e educadoras na gestão de conflitos conviviais e na prevenção à violência na escola. Ela é definida como um saber complexo, expresso no bemn conviver e no ensinar a conviver, resolvendo pacificamente conflitos e prevenindo a violência, com intervenções de natureza comportamental,comunicacional, afetiva, relacional e pedagógica. Apoiando-se nas teorias psicanalíticas do estranhamento e da transicionalidade, e na teoria dos dispositivos institucionais da Pedagogia Institucional, seus objetivos são descrever e analisar aquela competência no contexto de diferentes conflitos conviviais, a partir de relatos de educadores e educadoras brasileiros e franceses. No primeiro capítulo, a fim de definir-se a competência inter-relacional, revisa-se a literatura sobre competência e se enuncia a tese segundo a qual o(a) educador(a) necessita desenvolver a competência inter-relacional, responsável pela mobilização e integracão de habilidades cognitivas, sociais, comunicacionais, procedimentais, afetivas e desiderativas,necessárias à elaboracão do estranhamento mediante a comunicação e à reconstituicão do espaco potencial escolar, a fim de prevenir-se ou superar-se a violência na escola. Tal competência permite ao(à) educador(a) cuidar das inter-relações pedagógicas, motivar a sublimação e reparar os efeitos da assimetria intersubjetiva entre vítima e autor da violência.Em seguida, apresentam-se a organização geral da pesquisa e as escolhas metodológicas. No segundo capítulo, revisa-se a literatura científica sobre conflito e violência na escola. Os capítulos três e quatro apresentam e articulam as teorias que dão suporte à análise do objeto,tal como se mostra nos dados empíricos descritos e analisados no capítulo cinco: assim,no capítulo três, revisa-se a literatura sobre as teorias da violência, para apresentar a teoria dos dispositivos institucionais e sua aplicação na mediação de conflitos na escola; e, no capítulo quatro,articulam-se as teorias do estranhamento e da transicionalidade. No capítulo cinco, são descritas e analisadas as competências inter-relacionais de quatro educadores brasileiros e dois educadores franceses, a partir de entrevistas semi-estruturadas submetidas à análise de conteúdo. A análise desse material constata a existência de perfis individuais de competência inter-relacional, cujas variações são explicadas pelo desenvolvimento e mobilizaçãode diferentes habilidades, algumas constantes: a análise das situações de conflito e violência; o domínio e mobilização de técnicas de intervenção; a metacognição; o raciocínio crítico e transcendente; a autoconsciência desiderativa; a estima social; a autoconsciência emocional;a lideranca e autoridade; o cuidado com o clima relacional; e a atencão a pessoas com problemas de socialização (e/ou de aprendizagem). As semelhancas e diferencas identificadas mostraram que o perfil inter-relacional do(a) educador(a) é determinado por sua biografia pessoal, sua formação acadêmica, sua função na escola e sua experiência profissional. No capítulo seis, chega-se à conclusão de que a competência inter-relacional é condicão necessária para que o(a) educador(a) administre conflitos eprevina a violência na escola,com efeitos intersubjetivos e inconscientes associadosà elaboração não-violenta do estranhamento e à preservacão do espaco potencial escolar, sobretudo nos planos microssistêmico e endossistêmico de aparição dos conflitos conviviais e da violência. Além disso, as habilidades identificadas como constantes devem ser prioritariamente desenvolvidas na formacão da competência inter-relacional de educadores e educadoras escolares.
Abstract: ABSTRACT Here,we study the interrelational competence of educators responsible for conflict management and prevention of school violence. This competence is defined as a complex knowledge that is verified in establishing and maintaining good relationships,and in teaching how to solve social conflicts peacefully and to prevent violence, by behavioral,communicational, affective, relational and pedagogic interventions. Grounded on psychoanalytic theories of strangeness and transitional phenomena, and on the theory of institutional pedagogy, we aim describe and analyze the interrelational competence in different contexts of social conflicts in school, related by six Brazilian and French educators.In the first chapter, in orderto define the interrelational competence, we summarize the literature about competence and enounce the thesis: the educator needs to develop the interrelational competence that mobilizes and integratescognitive, social, comunicacional,technical, affective and desiring abilities. All these abilities are necessary to transform the strangeness into communication and to reinstall the potential space, conditions to prevent or overcome violence in schools. That competence allows the educator to take care of pedagogic interrelations, to motivate sublimation and to repair the effects of the asymmetry between victim and aggressor. Then we present this research's general organization and explain the methodological decisions. In the second chapter, we review the scientific literature about conflict and violencein schools. The third and fourth chapters present and discuss the theoretical articulation that gives support to the analysis of the competence, as it appears in the data described and analyzed in chapter five. So, in chapter three,the review of literature leads to theinstitutional pedagogy and its theory of institutional rules as a way of mediating social conflicts in school; and, in chapter four, we articulate the theories of strangeness and transitional phenomena. The chapter five offers the description and the analysis of the interrelational competences of four Brazilian and two French educators, identified in semi-structured interviews that were transcribed and submitted to a content analysis treatment. The results show the presence of individual profiles of interrelational competence, whose variations are explained by the development and mobilization of different abilities, some of them constant: the analysis of conflicted and violent contingencies; the use of techniques of intervention; the metacognition; the critical and transcendent thought; the desiring and emotional self-consciousness; the social esteem; the exercise of leadership and authority; the attention to the institutional climate; and the attention to people with problems of socialization (and/or learning). The identified similarities and differences shown that the interrelational profile of each educator is determined by his/her personal biography, academic studies,his/her function in school and his/her professional experience. In chapter six, considering the unconscious and intersubjective effects associated to the non-violent transmutation of strangeness and the protection of the potential space, we come to the conclusion that the interrelational competence is a necessary condition to the educator handle conflicts and prevent violence in school specially in micro-systemic and endo-systemic levels of intervention.Furthermore,the professional preparation of educators should give priority to the development of the most common abilities observed in all profiles.
RÉSUMÉ Nous étudions la compétence inter-relationnelle des éducateurs dans la gestion des conflits relationnels et dans la prévention de la violence à l'école. Elle est définie comme un savoir complexe, exprimée par l'établissement et la manutention de bons rapports sociaux et par l'enseignement à vivre en société, résolvant pacifiquement les conflits et prevoyant la violence, avec des interventions de qualité comportementale, communicationnelle,affective, relationnelle et pédagogique. S'aidant sur les théories psychanalytiques de l'étrangeté et de la transition, et dans la théorie des dispositifs institutionnels de la pédagogie institutionnelle, ses objectifs sont dedécrire et d'analyser cette compétence dans le contexte des différents conflits relationnels, à partir des entretiens tenus avec six éducateurs brésiliens et français, enregistrés et transcrits littéralement. Dans le premier chapitre, afin de définir la compétence inter-relationnelle, nous révisons la littérature sur la compétence et énoncons la thèse selon laquelle l'éducateur a besoin de développer la compétence inter-relationnelle, responsable pour la mobilisation et l'intégration d'habiletés cognitives, sociales, communicationnelles, de conduites, affectives et désirantes,nécessaires à la reconstitution de l'espace potentiel scolaire et à l'élaboration de l'étrangeté, à l'aide de la communication, afin de prévenir ou de surmonter la violence àl'école. Une telle compétence permet à l'éducateur de s'occuper des inter-relations pédagogiques, de motiver la sublimation et de réparer les effets de l'asymétrie inter-subjective entre la victime et l'auteur dela violence. Ensuite, nous présentons l'organisation générale de la recherche et expliquons les choix méthodologiques.Dans le deuxième chapitre, la littérature scientifique sur le conflit et la violence à l'école est révisée. Les chapitres trois et quatre présentent et articulent les théories qui donnent le support à l'analyse de l'objet, tel qu'il est montré les données empiriques décrites et analysées dans le chapitre cinq :ainsi, dans le chapitre trois, il est révisé la littérature sur les théories de la violence, pour présenter la théorie des dispositifs institutionnels et son application dans la médiation des conflits à l'école ; et dans le chapitre quatre, s'articulent les théories de l'étrangeté et de la transition. Dans le chapitre cinq, les compétences inter-relationnelles de quatre éducateurs brésiliens et de deux éducateurs francais sont décrites et analysées, à partir d'interviews semi-structurées soumises à l'analyse de contenus.L'analyse de ce matériel constate l'existence de profils individuels de compétence inter- relationnele, dont les variations sont expliquées par le développement et la mobilisation de différentes habiletés, quelques constantes: l'analyse des situations de conflit et de violence; la domination et la mobilisation de techniques d'intervention; la métacognition,le raisonnement critique et transcendant; l'auto-conscience désirante, l'estime sociale;l'auto-conscience émotionnelle;le commandement et l'autorité; le soin avec le climat relationnel; et l'attention aux personnes avec des problèmes de socialisation (et/ou d'apprentissage). Les ressemblances et différences identifiées ont montré que le profil inter-relationnel de l'éducateur est déterminé par sa biographie personnel, sa formation académique, sa fonction à l'école et son expérience professionnelle. Dans le chapitre six,nous arrivons à la conclusion que la compétence inter-relationnelle est la condition nécessaire pour que l'éducateur administre les conflits et prévient la violence à l'école,avec des effets intersubjectifs et inconscients associés à l'élaboration non-violente de l'étrangeté et à la préservation de l'espace potentiel scolaire, surtout sur les plans microsystémique et endosystémique de l'apparition des conflits rélationnels et de la violence. En outre, les habiletés identifiées comme constantes doivent être prioritairement développées dans la formation de la compétence inter-relationnelle des éducateurs scolaires.
Palavras-chave: Educador(a)
Competência inter-relacional
Gestão de conflitos na escola
Violência na escola
Psicanálise e Educação
Compétence inter-relationnelle
Éducateur
Géstion de conflits
Violence àl'école
Psychanalyse et éducation
Interrelational competence
Educator
Conflict management in school
Violence in school
Psychoanalysis and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35637
Data do documento: 30-Dez-2007
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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