Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35641
Tipo: Dissertação
Título: Liberdade entre grades : cultura escolar no processo de educação prisional e o ensino de História na Escola Graciliano Ramos (João Pessoa - PB 2016-2023)
Autor(es): Germano, Vivianne Karla de Oliveira
Primeiro Orientador: Bueno, Joao Batista Gonçalves
Resumo: Esta dissertação intitulada "LIBERDADE ENTRE GRADES: Cultura Escolar no processo de educação prisional e o ensino de Historia na Escola Graciliano Ramos (Joao Pessoa-PB 2016-2023)", investiga como a escola, enquanto espaço educacional inserido em um ambiente de restrição física e simbólica, atua na promoção de práticas educativas e na formação de uma cultura escolar específica. Examina o papel da educação escolar dentro da unidade prisional Silvio Porto, estudando as práticas educativas e os desafios da Escola Graciliano Ramos. Disserta sobre como a cultura escolar molda a história da escola Graciliano Ramos, bem como, quais são as características do processo de ensino aprendizagem que ocorrem nas aulas de Historia. Trata-se, portanto, de destacar o papel do ensino de História em um cenário de encarceramento percebendo quais foram os objetivos desse ensino para pessoas privadas de liberdade. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em análise documental, observação participante e revisão bibliográfica. São considerados documentos textos como o Projeto Politico Pedagógico da escola, a Lei de Execução Penal e fontes históricas que contextualizam a educação em espaços de privação de liberdade. A fundamentação teórica estará embasada em autores como Escolano, Viñao Frago, Paulo Freire e Michel Foucault, discutindo um cenário ambivalente: a escola.
Abstract: This dissertation, entitled "FREEDOM BEHIND BARS: School Culture in the Process of Prison Education and the Teaching of History at Escola Graciliano Ramos (Joao Pessoa-PB 2016-2023)," investigates how the school, as an educational space situated within an environment of physical and symbolic restriction, promotes educational practices and contributes to the formation of a specific school culture. It examines the role of school education within the Silvio Porto prison unit, focusing on the educational practices and challenges of Escola Graciliano Ramos. The study discusses how the school culture shapes the history of Escola Graciliano Ramos and explores the characteristics of the teaching and learning process in History classes. It aims to highlight the role of History education in a context of incarceration, identifying the objectives of such education for individuals deprived of freedom. The research adopts a qualitative approach, based on document analysis, participant observation, and bibliographic review. Documents such as the school's Political-Pedagogical Project, the Penal Execution Law, and historical sources that contextualize education in spaces of deprivation of liberty are considered. The theoretical framework is grounded in authors such as Escolano, Viñao Frago, Paulo Freire, and Michel Foucault, discussing the school as an ambivalent space where promises of emancipation intersect with practices of control and discipline.
Palavras-chave: Educação prisional
Ensino de História
Cultura escolar
Prison education
School culture
History teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35641
Data do documento: 27-Nov-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VivianneKarlaDeOliveiraGermano_Dissert.pdf28,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons