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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35645
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSalustino, Daniely Marques-
dc.date.accessioned2025-09-08T23:18:46Z-
dc.date.available2025-09-08T23:18:46Z-
dc.date.issued2022-06-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35645-
dc.description.abstractThe present study's theme is "The Contribution of Authorship Procedures to Pedagogical Practice in the Retelling of Literary Texts," whose objective is to understand how authorship procedures (planning, writing, revising, rewriting) are constitutive of the writing development of students in the Early Years of Elementary School. To achieve this understanding, we listed the following specific objectives: to discuss authorship procedures, converting them into practices for learning authorship in students' written works; and to analyze the students' authorial journey. The study was organized from a qualitative, exploratory research perspective. Regarding the data collection and analysis instruments, we used action research. Thus, this work was constructed based on the reflection of a practical activity carried out for the Reading and Text Production Curricular Component. The study reported was conducted in a public school in the interior of the state of Paraíba, Brazil, with 15 children aged 9 to 10. This article is divided into two sections. The first section addresses written language and the constitution of the subject, and the second, authorship procedures. The data gathered in the research and analysis process allowed us to address the proposed objectives and demonstrated that authorship procedures enable students to cope with the fear of not being able to write, and to feel capable of producing autonomous texts, bringing their identity, knowledge, and stories to their textual productions. Spontaneous and authorial texts enable students to express their own voices, characterizing them as their own, personal, and defined by the subjectivities inherent in each of them as writers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-09-08T23:18:46Z No. of bitstreams: 1 DANIELY MARQUES SALUSTINO 2022 01.pdf: 501468 bytes, checksum: eabe35fd4a495e40916caea96bd44f39 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-08T23:18:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELY MARQUES SALUSTINO 2022 01.pdf: 501468 bytes, checksum: eabe35fd4a495e40916caea96bd44f39 (MD5) Previous issue date: 2022-06-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectProcedimentos de autoriapt_BR
dc.subjectFormação escritorapt_BR
dc.subjectProdução de texto.pt_BR
dc.titleAutoria em produção de reconto do texto literáriopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Macedo, Geralda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5654856047912185pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem por tema “A contribuição dos procedimentos de autoria na prática pedagógica no reconto do texto literário”, cujo objetivo é compreender como os procedimentos de autoria (planejar, escrever, revisar, reescrever) são constitutivos para a formação escritora dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para chegarmos a essa compreensão elencamos como objetivos específicos: discutir os procedimentos de autoria convertendo-os em práticas para a aprendizagem da autoria nas produções escritas dos educandos; e analisar o percurso autoral dos estudantes. O estudo foi organizado em uma perspectiva de pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Quanto aos instrumentos de coleta e análise dos dados, utilizamos a pesquisa-ação. Deste modo, este trabalho se construiu a partir da reflexão de uma atividade prática realizada para o Componente Curricular Leitura e Produção de Texto. O estudo relatado foi realizado em uma escola da rede pública de ensino do interior do estado da Paraíba – Brasil, com 15 crianças em faixa etária de 9 a 10 anos. Este artigo se divide em duas seções. A primeira seção aborda a linguagem escrita e constituição do sujeito e a segunda, os procedimentos de autoria. Os dados constituídos no processo de investigação e análise permitiram responder aos objetivos propostos e demonstraram que os procedimentos de autoria possibilitam que os estudantes se permitam lidar com o medo de não conseguir escrever, sintam-se capazes de produzir textos autônomos trazendo sua identidade, seus conhecimentos, suas histórias para as produções textuais. O texto espontâneo e autoral possibilita a emissão das vozes aos alunos, caracterizando-as como próprias, pessoais, definidas pelas subjetividades inerente a cada deles enquanto sujeitos escritores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

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