Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Daniele Clementino-
dc.creatorSilva, Kévia Serafim da-
dc.date.accessioned2025-09-08T23:42:00Z-
dc.date.available2025-09-08T23:42:00Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35646-
dc.description.abstractUnderstanding how undisciplined behaviors occur in the school environment and how an interaction based on dialogue can contribute to the reduction of such behaviors is the main objective of this work. Through bibliographical research, on the vision of great authors such as and Paulo Freire, reflections were built on indiscipline and school discipline, understanding how the daily life of the school that favors such behaviors works, discussing the importance of understanding development children's morals, and how the construction of interactions through dialogue can help reduce undisciplined behaviors, these points worked throughout the text, provide the reader with a new vision of seeing school indiscipline, where it is understood that it is not a unique problem of the student, but that can refer to a problem of the school, and it is in the change of conception of education that the roots of school indiscipline can be cut.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-09-08T23:42:00Z No. of bitstreams: 1 DANIELE CLEMENTINO DUARTE E KÉVIA SERAFIM DA SILVA 2021 01.pdf: 592798 bytes, checksum: 286602d93b85abf68fd919be5ee7b6d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-08T23:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIELE CLEMENTINO DUARTE E KÉVIA SERAFIM DA SILVA 2021 01.pdf: 592798 bytes, checksum: 286602d93b85abf68fd919be5ee7b6d3 (MD5) Previous issue date: 2021-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectDiálogo.pt_BR
dc.titleUma interação fundamentada no diálogo e a redução do comportamento indisciplinadopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Nilvania dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4259047744522889pt_BR
dc.description.resumoCompreender como ocorrem os comportamentos indisciplinados no espaço escolar e como a interação fundamentada no diálogo pode contribuir na redução de tais comportamentos é o objetivo principal deste trabalho. Através de pesquisa bibliográfica, sobre a visão de grandes autores como Paulo Freire, se construiu reflexões sobre a indisciplina e disciplina escolar, entendendo como funciona o cotidiano da escola em que se favorece tais comportamentos, discorrendo sobre a importância de se compreender o desenvolvimento moral da criança, e como a construção de interações através do diálogo podem ajudar a reduzir os comportamentos indisciplinados, esses pontos trabalhados ao decorrer do texto, proporcionam ao leitor uma nova visão de se ver a indisciplina escolar, onde se entende que ela não é um problema único do aluno, mas que pode se referir a um problema da escola, e é na mudança de concepção de educação que as raízes da indisciplina escolar pode ser cortadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELE CLEMENTINO DUARTE E KÉVIA SERAFIM DA SILVA 2021 01.pdf578,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.