Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Yasmim Macena da-
dc.date.accessioned2025-09-08T23:51:18Z-
dc.date.available2025-09-08T23:51:18Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35647-
dc.description.abstractThis article is guided by the following question: what are the main strategies that the Therapeutic Assistant uses to stimulate the learning of neuroatypical children, also helping in their behavioral control? The interest and motivation in choosing this research topic arose from experiences, reflections and learning during the Pedagogy course, as well as a greater interest in deepening the process of inclusion of children with Disorders in educational institutions. In this sense, we adopted, as a general objective, to analyze how the Therapeutic Assistant contributes to the child's learning, helping to manage inappropriate behaviors and encouraging attention to pedagogical activities. And, as specific objectives, identify how the TA seeks to plan the strategies that are most appropriate for the child's learning and permanence inside or outside of school; verify how it is possible to make this learning stimulating so that the child can develop, both in its acquisition and in its conduct and, finally, understand how it is possible for this professional to help parents and teachers in controlling the child's behavior, whether for socializing social and/or school. The investigation is basic in nature, with a qualitative and exploratory approach in terms of objectives. The subjects of this research were four Therapeutic Assistants working in a Multidisciplinary Clinic. Regarding the procedures, a literature search was carried out followed by a case study. Thus, we read texts by authors who guided our analyses, such as Benczik, Casella, Pitiá, Santos, Lima, Cristina, Neto, Amarantes and others. For the case study, a questionnaire with 19 semistructured questions was applied. The research results highlighted the importance of TA in caring for neuroatypical children. Furthermore, we realize that your assistance can significantly contribute to the full development of these children both at school, in the family or in other environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-09-08T23:51:18Z No. of bitstreams: 1 YASMIM MACENA DA SILVA 2024 01.pdf: 337059 bytes, checksum: be4037138854d051555fb0217e684aa0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-08T23:51:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YASMIM MACENA DA SILVA 2024 01.pdf: 337059 bytes, checksum: be4037138854d051555fb0217e684aa0 (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do neurodesenvolvimentopt_BR
dc.subjectAssistente terapêuticopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel do assistente terapêutico no processo de inclusão de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento no convívio familiar, social e escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Maurício Rebelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729971388741189pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo se orienta a partir da seguinte pergunta: quais são as principais estratégias que o Assistente Terapêutico utiliza para estimular o aprendizado da criança neuroatípica, auxiliando também no seu controle comportamental? O interesse e a motivação na escolha desse tema de pesquisa surgiu de experiências, reflexões e aprendizagens no decorrer do curso de Pedagogia, bem como por um interesse maior em aprofundar o processo de inclusão das crianças com Transtornos nas instituições educacionais. Nesse sentido, adotamos, como objetivo geral, analisar como o Assistente Terapêutico contribui com a aprendizagem da criança, ajudando a manejar comportamentos inadequados e favorecendo a atenção para as atividades pedagógicas. E, como objetivos específicos, identificar como o AT busca planejar as estratégias que sejam mais adequadas para o aprendizado e a permanência da criança dentro ou fora da escola; verificar como é possível tornar esse aprendizado estimulante para que a criança possa se desenvolver, tanto em sua aquisição quanto na sua conduta e, por último, compreender como é possível para esse profissional ajudar pais e professores no controle comportamental da criança, seja para o convívio social e/ou escolar. A investigação é de natureza básica, de abordagem qualitativa e exploratória quanto aos objetivos. Os sujeitos desta pesquisa foram três Assistentes Terapêuticas atuantes em uma Clínica Multidisciplinar. Com relação aos procedimentos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso. Assim, fizemos a leitura de textos de autores que orientaram nossas análises, tais como Benczik, Casella, Pitiá, Santos, Lima, Cristina, Neto, Amarantes e outros. Para o estudo de caso, foi aplicado um questionário com 19 perguntas semiestruturadas. Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância do AT no atendimento da criança neuroatípica. Além disso, percebemos que seu auxílio pode contribuir significativamente para o desenvolvimento pleno dessas crianças tanto na escola como na família ou em outros ambientes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YASMIM MACENA DA SILVA 2024 01.pdf329,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.