Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35658
Tipo: TCC
Título: Design gráfico e materialidade : uma proposta projetual de um box comemorativo para o girl group de kpop red velvet
Autor(es): Santana, Yasmini Cristina Ribeiro
Primeiro Orientador: Silva, Othon César vasconcelos
Resumo: As plataformas de streaming surgem como um meio distribuição de música em massa, afetando consequentemente a forma como consumimos esse tipo de arte, entretanto, diante de uma realidade onde o mundo demonstra estar cada vez mais desmaterializado, surge a necessidade de preencher a lacuna experiencial deixada por esse fenômeno por meio da volta do consumo de produtos de mídia tangíveis e, no caso da música, os álbuns musicais. A partir dessa oportunidade, a indústria fonográfica, sobretudo a do Kpop, se empenha cada vez mais no desenvolvimento de estratégias de apresentação de álbuns físicos que cativam e despertam o interesse de possuí-los, não pela sua função prática, mas sim pelas funções simbólicas e estéticas de tudo que acompanha o CD. Assim, o presente projeto teve por objetivo desenvolver todos os elementos gráficos de uma edição comemorativa de 10 anos de carreira do grupo feminino de Kpop Red Velvet para colecionadores, com auxílio da metodologia projetual de Bruno Munari, demonstrando o vasto cenário de experimentações gráficas. Para isso foi feito um robusto levantamento visual de estratégias já utilizadas no campo do design tanto para o álbum quanto para as inclusões que o acompanham. Por fim, o produto finalizado apresenta o box e suas inclusões, ao mesmo tempo que permite que o usuário visite e relembre as memórias do grupo durante o percurso de sua carreira.
Abstract: Streaming platforms have emerged as a means of mass music distribution, consequently affecting the way we consume this type of art, however, in a reality where the world seems to be increasingly dematerialized, there is a need to fill the experiential gap left by this phenomenon by returning to the consumption of tangible media products, in the case of music, the music albums. From this opportunity, the phonographic industry, especially the K-pop industry, has increasingly focused on developing strategies for presenting physical albums that captivate and arouse interest in owning them, not for their practical function, but for the symbolic and aesthetic functions of everything that accompanies the CD. Thus, the present project aims to develop all the graphic elements of a commemorative edition of the 10-year career of the K-pop girl group Red Velvet for collectors, with the aid of Bruno Munari9s design methodology, demonstrating the vast scenario of graphic experimentations. For this purpose, a robust visual survey of strategies, already used in the field of design, was carried out for both the album and its accompanying inclusions. Ultimately, the finished product presents the box set and its inclusions, while also allowing the user to visit and relive the group9s memories throughout their career.
Palavras-chave: Design gráfico
Kpop
Produção gráfica
Embalagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Design
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35658
Data do documento: 24-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YasminiCristinaRibeiroSantana_TCC.pdfTCC6,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
YasminiCristinaRibeiroSantana_TERMO.pdfTERMO180,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons