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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35661
Tipo: | TCC |
Título: | Parahybat: criação de uma fonte dingbat para promoção do turismo no estado da Paraíba |
Autor(es): | Melo, Fabiano Maciel de |
Primeiro Orientador: | Silva, Óthon César Vasconcelos |
Resumo: | Hoje em dia, é possível observar como o papel do design tem trazido benefícios ao setor do turismo, e como isso tem gerado um número crescente de projetos no qual ele atua como meio de incentivo para o turismo. Diariamente, a sociedade está cercada de elementos visuais como por exemplo cartazes, banners, fachadas, placas e interfaces digitais. Nesses elementos, é possível identificar, identidades visuais de marcas, e sínteses gráficas como símbolos, pictogramas e ícones que podem ser facilmente reconhecidos pelas pessoas, principalmente com o avanço dos meios de comunicação. Da atuação do design para o turismo, podemos destacar exemplos de place branding, e identidades visuais que utilizam conjuntos de ícones para compor o projeto. Uma forma de utilizar sínteses gráficas é por meio de dingbats, que são fontes de texto com símbolos ou pictogramas no lugar de letras do alfabeto latino. O estado da Paraíba possui características e riquezas marcantes que ainda necessitam de uma melhor exploração de suas potencialidades, uma vez que o turismo de sol e praia faz deixar de lado outros elementos. Este trabalho apresenta o processo de criação de uma fonte dingbat, utilizando o método de Cunha (2019), que é específico para criação de dingbats. A fonte recebeu o nome de Parahybat, e é inspirada nas tipologias do artesanato paraibano, caracterizada por artigos em couro, fibras, madeira, cerâmica, brinquedos populares, e fios com objetivo de promover a valorização de tradições e o turismo no estado da Paraíba. |
Abstract: | Nowadays, it is possible to observe how the role of design has brought benefits to the tourism sector and how this has led to a growing number of projects in which design acts as a means of promoting tourism. Society is increasingly surrounded by visual elements such as posters, banners, storefronts, signage, and digital interfaces. Within these elements, one can identify brand visual identities and graphic syntheses such as symbols, pictograms, and icons that are easily recognized by people, especially with the advancement of communication technologies. In the context of design applied to tourism, examples of place branding and visual identities that use sets of icons as part of the project stand out. One way of using graphic synthesis is through dingbats, which are font types that contain symbols or pictograms instead of Latin alphabet letters. The state of Paraíba has striking characteristics and cultural richness that still require better exploration of their potential, as the focus on sun-and-beach tourism often overshadows other elements. This work presents the process of creating a dingbat font using the method proposed by Cunha (2019), which is specifically designed for the creation of dingbats. The font, named Parahybat, is inspired by the typologies of Paraíba’s craftwork, characterized by leather goods, fibers, wood, ceramics, folk toys, and threads, with the aim of promoting the appreciation of traditions and tourism in the state of Paraíba. |
Palavras-chave: | Dingbat Artesanato Turismo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL::DESENHO DE PRODUTO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Design |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35661 |
Data do documento: | 23-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Design |
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