Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35685
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Título : | Secretariado e tecnologias da informação e comunicação: inovações e desafios na gestão escolar pública |
metadata.dc.creator: | Lima, Leilza de |
metadata.dc.description.resumo: | Estudos sobre a atuação do profissional de Secretariado Executivo no contexto da gestão escolar têm ganhado destaque, especialmente diante da crescente incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas rotinas administrativas educacionais. Problema e Objetivo Geral: As transformações tecnológicas evidenciam a necessidade de um profissional qualificado para otimizar os processos internos das instituições escolares. Nesse cenário, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da gestão secretarial e o uso das TICs na gestão escolar pública do município de Jacaraú/Paraíba. Fundamentação Teórica: Parte de reflexões sobre as mudanças no campo da gestão escolar e a crescente integração com a gestão secretarial, abordando a evolução das TICs e seu impacto na administração educacional. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em revisão bibliográfica e análise documental, buscando compreender a eficácia da atuação secretarial nesse ambiente. Resultados: Apontam que a gestão secretarial desempenha um papel estratégico na organização administrativa das escolas públicas de Jacaraú/PB, com destaque para sua atuação na gestão documental e na comunicação institucional, mesmo diante da ausência de uma descrição formal e detalhada de suas atribuições na legislação municipal. Conclusão: Verificou-se que o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) tem contribuído para a modernização da gestão escolar, promovendo maior agilidade, segurança e eficiência. Contribuição/Impacto: Apesar dos avanços, foram identificados desafios como a falta de infraestrutura tecnológica, a escassez de formação continuada e a baixa valorização institucional do cargo. Ainda assim, a integração entre a gestão secretarial e o uso das TICs se mostrou fundamental para consolidar uma gestão escolar mais eficiente, inovadora e orientada a uma educação pública de qualidade. |
Resumen : | No abstract |
Palabras clave : | Secretariado Executivo TIC´s Gestão Escolar Profissionalização da gestão |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::OUTROS::SECRETARIADO EXECUTIVO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35685 |
Fecha de publicación : | 22-abr-2025 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LeilzadeLima_ARTIGO.pdf | ARTIGO | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LeilzadeLima_TERMO.pdf | TERMO | 339,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Request a copy |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons
Licencia Creative Commons