Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35687
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A liderança negra sob a perspectiva da aprendizagem experiencial: um estudo com pessoas negras em cargos de liderança
Autor(es): Fonseca, Guilherme Pereira da
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de compreender a liderança de pessoas negras à luz da aprendizagem experiencial. Assim, oportuniza a reflexão das vivências pessoais e profissionais e a sua influência no desenvolvimento destas lideranças. Fundamenta-se sobre a liderança negra no contexto organizacional, bem como a aprendizagem experiencial. O estudo é de cunho qualitativo e de natureza aplicada, adotando-se o tipo descritivo. Foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com líderes negros, sendo encontrado três pessoas negras que ocupam cargos gerenciais, residentes da cidade de Guarabira-PB. A técnica de análise utilizada foi a de análise de discurso, interpretando os discursos dos entrevistados a partir da organização de categorias. Os resultados revelam que os discursos dos entrevistados enfatizam o valor das experiências em outros cargos de níveis inferiores para sua ascensão dentro da empresa. Também valoriza os seus liderados que os legitimam como líder a partir dessas experiências, habilidades e comprometimentos demonstrados pelo líder no decorrer das suas vivências profissionais. Tem-se, ainda, a visão de ocupação em cargos de liderança por pessoas negras como uma peça evolutiva na sociedade por meio do entendimento de que não devem ser avaliados por questão da pele negra, mas por suas qualificações. Assim, conclui-se que as experiências da liderança negra no âmbito organizacional têm impactos positivos nas suas trajetórias de carreira e os relatos intencionam estudos a abordar tal temática para aprofundar nuances que envolve a liderança de pessoas negras. Palavras-chave: Liderança negra. Aprendizagem experiencial. Líder.
Abstract: This article presents a study that aims to understand the leadership of black people in light of experiential learning, aiming to provide an opportunity for reflection on personal and professional experiences and their influence on the development of these leaders, seeking to identify how experiential learning contributes to the formation of black leaders. The study is qualitative and applied in nature, where a descriptive method was adopted, together with a semi- structured interview script with the black leaders participating in the study. The analysis technique used was discourse analysis, interpreting the interviewees' responses in light of the interview script, highlighting their skills and competencies in the management positions they currently hold, as well as their experiences throughout their careers that were essential for their professional advancement, seen as an integral part of the evolution of society. Thus, it is possible to conclude that the experiences of black leaders in the organizational context have a positive impact on their career trajectories.
Palavras-chave: Liderança negra
Aprendizagem experiencial
Líder
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35687
Data do documento: 10-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GuilhermePereiradaFonseca_TERMO.pdfTERMO200,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
GuilhermePereiradaFonseca_ARTIGO.pdfARTIGO340,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons