Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3568
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Eveline Ribeiro-
dc.date.accessioned2018-03-05T13:31:42Z-
dc.date.available2013-09-30-
dc.date.available2018-03-05T13:31:42Z-
dc.date.issued2013-08-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3568-
dc.description.abstractIn recent years, violence in schools has been the subject of many questions, and debate. It is known that the students themselves are both targets and practitioners of violence, so it is objective of this research verify that the television media influences and / or encourage the violent behavior of children in school in relation to their peers. This paper discusses the importance of laws governing the indicative classification of audiovisual programs and their effectiveness, as well as the role of parents in children's access control to information obtained through television. The research was conducted with teachers and students from elementary school in a state school in Recife / PE. In this work we chose a field research, exploratory and descriptive, based on a qualitative approach. Data collection took place by means of a questionnaire with open and closed questions. Participants were sixteen (16) students and seven (07) teachers. From the data analysis, it was found that the programs cited by students can influence a child to violent behavior. Furthermore, it was found that the school no educational policy to combat violence. It was also found that a considerable portion of parents / guardians of the students do not give due importance on the television programs their children watch. In general, it was found that in the research institution there are several types of violence among students, including, against teachers. It is necessary to better articulation between parents / guardians and teachers about the child's life, especially with regard to information and stimuli that are televised.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-05T13:31:42Z No. of bitstreams: 1 VRB30092013.pdf: 654553 bytes, checksum: bbd56d49378bd4386fabe6d3a0093e84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T13:31:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VRB30092013.pdf: 654553 bytes, checksum: bbd56d49378bd4386fabe6d3a0093e84 (MD5) Previous issue date: 2013-08-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscola - violênciapt_BR
dc.subjectMídia televisivapt_BR
dc.subjectTelevisão - violênciapt_BR
dc.titleA mídia televisiva pode influenciar a crianças para um comportamento violento no ambiente escolar?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoNos últimos anos a violência nas escolas tem sido alvo de vários questionamentos e debates. Sabe-se que os próprios alunos são ao mesmo tempo alvos e praticantes da violência. Por isso, é objetivo desta pesquisa verificar se a mídia televisiva influencia e/ou estimula o comportamento violento da criança dentro da escola na relação com os seus pares. Neste trabalho aborda-se a importância das leis que regem a classificação indicativa dos programas audiovisuais e sua efetividade, como também o papel dos pais no controle ao acesso das crianças às informações obtidas através da televisão. A pesquisa foi realizada com professores e alunos do ensino fundamental I em uma escola estadual do Recife/ PE. Neste trabalho optou-se por uma pesquisa de campo, exploratória e descritiva, fundamentada em uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados deu-se por meio da aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 16 (dezesseis) alunos e 07 (sete) professores. A partir da análise dos dados, constatou-se que os programas, citados pelos discentes, podem influenciar a criança para um comportamento violento. Além disso, ficou constatado que na escola não há política educacional para combater a violência. Constatou-se também que uma considerável parcela pais/responsáveis dos alunos não dá a devida relevância sobre os programas televisivos que seus filhos assistem. Em linhas gerais, verificou-se que na instituição pesquisada há diversos tipos de violência entre os alunos, inclusive, contra os professores. Faz-se necessário maior articulação entre pais/responsáveis e professores acerca da vida da criança, sobretudo, com relação às informações e estímulos que são transmitidas pela televisão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VRB30092013.pdf639,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.