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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3569
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlvarenga, Evelline Paulino de-
dc.date.accessioned2018-03-05T13:47:50Z-
dc.date.available2018-03-05-
dc.date.available2018-03-05T13:47:50Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3569-
dc.description.abstractThe theme “Literature" in kindergarten, over the years, was present in several discussions and research, presenting itself as a relevant object of study, in that it seeks to understand this object as a tool in child’s development as well as on the way in which education professionals to envision. In this perspective, this research presents a general objective to understand the importance of literature as a tool for cognitive development and orality in early childhood education. In addition, we will perform a historical survey of children's literature in the Brazilian context, discuss the ways in which literature is addressed in early childhood education classes and analyze the perceptions of educators on the use of literature in classrooms Child Education. For this purpose , we based on studies as Franz (1990), Zilberman (1998) and (1985) , Costa (2013 ) , Vygotsky (2008) , Abramovich (1993) , Walter (2003) , Cramer and Castle ( 2001) , among other scholars who talk about children's literature as a tool facilitating the learning , as well as documents and laws that ensure the child as a citizen , such as the National Curriculum for Early Childhood Education , Law of Guidelines and Bases of Education and the Child and Adolescent . The methodology with qualitative approach had a descriptive character. The survey was conducted through questionnaires with six teachers, two educational institutions (public and private) in the city of Boa Ventura - PB, during the month of October 2013. We found that teachers recognize the contribution of the literature on child development in early childhood education, but point out difficulties as lack of teaching resources and suitable for the development of the practice of children's literature in the school physical space.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-05T13:47:50Z No. of bitstreams: 1 EPA05032018.pdf: 662135 bytes, checksum: 93cb7860e90c1fd7c99feb9349ac9260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T13:47:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EPA05032018.pdf: 662135 bytes, checksum: 93cb7860e90c1fd7c99feb9349ac9260 (MD5) Previous issue date: 2014en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsino -aprendizagempt_BR
dc.titleEntre histórias e imaginações: a literatura na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Kátia Ramos-
dc.description.resumoO tema literatura na Educação Infantil, ao longo dos anos, esteve presente em diversas discussões e pesquisas, apresentando-se como um relevante objeto de estudo, na medida em que busca a compreensão deste objeto como ferramenta no desenvolvimento infantil, bem como sobre a maneira pela qual os profissionais da educação o vislumbram. Nesta perspectiva, essa pesquisa apresenta como objetivo geral compreender a importância da literatura como uma ferramenta para o desenvolvimento cognitiva e da oralidade na educação infantil. Além disso, pretendeu-se realizar um levantamento histórico sobre a literatura infantil no contexto brasileiro, discutir as formas pelas quais a literatura é abordada nas turmas de educação infantil e analisar a percepção dos educadores sobre o uso da literatura nas turmas de Educação infantil. Para tanto, baseamos em estudos como de Franz (1990), Zilberman (1998) e (1985), Costa (2013), Vygotsky (2008), Abramovich (1993), Walter (2003), Cramer e Castle (2001), entre outros estudiosos que discorrem sobre a literatura infantil como ferramenta facilitadora da aprendizagem, bem como em documentos e leis que asseguram a criança como cidadão, tais como Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente. A metodologia utilizada, com abordagem qualitativa, teve um caráter descritivo. A pesquisa foi realizada através de questionários com seis educadoras, em duas instituições escolares (pública e privada), na cidade de Boa Ventura – PB, durante o mês de outubro de 2013. Constatou-se que as professoras reconhecem a contribuição da literatura no desenvolvimento da criança na educação infantil, mas, apontam como dificuldades a falta de recursos didáticos e espaço físico adequado para o desenvolvimento da prática da literatura infantil no ambiente escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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