Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35714
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Morgana Maria Cardoso de Souza-
dc.date.accessioned2025-09-10T19:53:58Z-
dc.date.available2025-04-14-
dc.date.available2025-09-10T19:53:58Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35714-
dc.description.abstractThe purpose of this dissertation is to reflect on the relevance of using board games in the teaching of History, considering the need to develop specific practices for this curricular component. To achieve this, we sought to analyze perceptions of gender present in the statements of some female characters within the school environment, collected through questionnaires created using the Google Forms application. These questionnaires were answered by teachers, staff, and female students from the third year of high school at Escola Estadual João XXIII and Invictus Colégio e Curso, who identify as women. We also considered guiding documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC), the Operational Guidelines for Schools in the State Education Network of Paraíba, and the Political-Pedagogical Projects of both schools where I work as a teacher. This research was conducted through a comparison of the two institutions (one public and one private) in the municipality of Cabedelo/PB. After reflecting on these points, the game was used with the third-year high school classes of the two selected schools, serving as a starting point for dialogue and further exploration of the theme.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-10T19:53:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MorganaMariaCardosoDeSouzaSilva_Dissert.pdf: 7864755 bytes, checksum: 346c5675c8dacf12f9dbcb531d2ace83 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-10T19:53:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MorganaMariaCardosoDeSouzaSilva_Dissert.pdf: 7864755 bytes, checksum: 346c5675c8dacf12f9dbcb531d2ace83 (MD5) Previous issue date: 2025-02-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino com jogospt_BR
dc.subjectHistória - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectEspaço escolar - saberes e práticaspt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectConflitos de gêneropt_BR
dc.subjectBoard gamespt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectKnowledge and practices in the school spacept_BR
dc.subjectHistorical learningpt_BR
dc.subjectGender conflictspt_BR
dc.titleFemina Ludens : analisando conflitos de gênero em espaços escolares através do uso de um jogo de tabuleiro no ensino de Históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maior Júnior, Paulo Roberto Souto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8913702639406017pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4300332571725729pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta dissertação é refletir sobre a relevância do uso de jogos de tabuleiro no ensino de História, considerando a necessidade de desenvolver práticas específicas para esse componente curricular. Para isso, buscamos analisar as percepções sobre gênero presentes nas falas de algumas das personagens femininas que fazem parte do ambiente escolar, coletadas a partir da aplicação de questionários elaborados pelo aplicativo Google Fomrs. Esses questionários foram respondidos por professoras, funcionárias e alunas das terceiras séries do Ensino Médio da Escola Estadual João XXIII e do Invictus Colégio e Curso, que se identificam como mulheres. Consideramos também documentos norteadores, tais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as Diretrizes Operacionais das Escolas da Rede Estadual de Educação da Paraíba e os Projetos Político Pedagógicos das duas escolas, nas quais atuo como docente. A referida pesquisa se deu através da comparação das duas instituições (uma pública e uma privada), no município de Cabedelo/PB. Após a reflexão sobre tais pontos, o jogo foi trabalhado com as turmas das terceiras séries do Ensino Médio das duas escolas selecionadas, servindo como ponto de partida para o diálogo e o aprofundamento posterior do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MorganaMariaCardosoDeSouzaSilva_Dissert.pdf7,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons