Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3571| Tipo: | TCC |
| Título: | Utilização de jogos educativos como estratégia de ensino na educação infantil |
| Autor(es): | Silva, Elandia Paulo da |
| Primeiro Orientador: | Barros, Emília Cristina Ferreira de |
| Resumo: | O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, que conduz ao estudo teórico e prático e tem como objetivo reconhecer o espaço e as relações dos jogos e brincadeiras, buscando conhecer a importância que tem para a educação infantil. Nessa pesquisa investigamos o trabalho como lúdicos desenvolvidos pelas professoras de Educação Infantil e como estratégia metodológica optaram pela realização de uma pesquisa de campo, fundamentada na abordagem qualitativa, na qual abordamos observações, diálogos e aplicação de um questionário, onde levantamos dados sobre o fazer pedagógico das professoras, suas concepções de ensino aprendizagem através do lúdico, jogos e brincadeiras como ferramenta de ensino aprendizagem. O lúdico entendido como uma estratégia metodológica que, se bem aplicada, certamente ajudará no desenvolvimento integral das crianças. Por fim, esse estudo ajudou-nos a compreender que ainda há muito que fazer para que de fato, todas as crianças se sintam incluídas no processo educacional e assim a aprendizagem ocorra de forma significativa e com qualidade. |
| Abstract: | The present work is a result of field research, which leads to the theoretical and practical study and aims to recognize the space and relationships of the fun and games, seeking to know the importance that has for early childhood education. In this research we investigate the work as ludic developed by teachers of early childhood education and as methodological strategy opted for conducting a field survey, based on a qualitative approach, in which we discuss comments, dialogues and application of a questionnaire, where we raised about data do the teachers, their pedagogical conceptions of teaching learning through playful, fun and games as learning teaching tool. The playful understood as a methodological strategy that, if well applied, certainly will assist in the integral development of children. Finally, this study helped us to understand that there is still much to do to that in fact, all children feel included in the educational process and how learning occurs significantly and with quality. |
| Palavras-chave: | Educação infantil Estratégia de ensino Lúdico - jogos e brincadeiras |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3571 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EPS25032014.pdf | 393,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
