Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35738
Tipo: | TCC |
Título: | O estilo híbrido em invenção de Orfeu, de Jorge de Lima |
Autor(es): | Almeida, Lucas Diniz de |
Primeiro Orientador: | Cintra, Elaine Cristina |
Resumo: | Jorge de Lima, ao longo de sua jornada literária, deixou grandes obras que hoje estão voltando a galgar espaço dentro de um ambiente de outras dezenas de obras de autores distintos dentro do modernismo. No caso deste trabalho mais especificamente, a atenção se volta para Invenção de Orfeu (1952), que se configura como uma obra que ainda carece de um maior trato de observação crítica, principalmente por tratar de questões tão brasileiras. A investigação partiu do princípio de que se observa nessa obra um estilo híbrido, que se desenvolve especialmente em duas orientações: na primeira, tratamos da mescla do épico com o lírico, pois é possível verificar em Invenção de Orfeu uma subversão dos gêneros épicos e líricos, pois tais fronteiras são constantemente estremecidas na criação poética da obra; na segunda, debruçamo-nos sobre o cruzamento do discurso histórico com o discurso literário, pois ao se propor recuperar eventos e personagens históricas do país, o poeta reconstrói poeticamente as narrativas da fundação do Brasil. Para isso, analisou-se com mais afinco o poema 31 do Canto I da citada obra, o qual propicia perceber exemplarmente a mistura dos gêneros lírico e épico bem como as intersecções da literatura com a história, bem como os procedimentos estéticos usados pelo autor que leva a obra a uma dicção alta e bastante efetiva. O objetivo central do trabalho, então, foi discutir os vieses estéticos que se encontram nessa releitura da história do país nessa obra, tendo em vista que Jorge de Lima é considerado um dos autores modernistas que mais experimentaram as formas e as dicções poéticas, tanto as tradicionais quanto as de sua geração. Como referenciais teóricos, este trabalho se utilizou de textos que discutem a intersecção entre história e literatura, como Hayden White (1992; 1994), Paul Ricoeur (1997), Acízelo (1999), bem como textos que discutem como a literatura brasileira modernista reescreveu as narrativas da colonização brasileira, tais como Oliveira (2001) e Candido (1999). |
Abstract: | Jorge de Lima, throughout his literary journey, left behind great works that today are returning to space within an environment of dozens of other works by different authors within Modernism. In the case of this work more specifically, attention is directed to the invention of Orpheus (1952), which is configured as a work that still lacks a greater amount of critical observation, mainly because it addresses these Brazilian problems. The investigation began with the principle that in this work a hybrid style is observed, which is developed especially in two orientations: in the first, we deal with the mixture of the epic and the lyrical, since it is possible to verify in Orpheus' invention a subversion of the epic and lyrical genres, because such limits are constantly strained in the poetic creation of the work; In the second, we observe the intersection of historical discourse with literary discourse, because by proposing to recover events and historical figures in the country, the poet poetically reconstructs the narratives of the founding of Brazil. For this, the poem 31 of Canto I of the aforementioned work was analyzed more carefully, which allows us to perceive in an exemplary way the mixture of the lyrical and epic genres, as well as the intersections of literature with history, as well as the aesthetic procedures used by the author that brings the work to a high and very effective diction. The main objective of the work, then, was to discuss the aesthetic prejudices found in this rereading of the country's history in this work, considering that Jorge de Lima is considered one of the modernist authors who experimented most with poetic forms and dictates, traditional as those of his generation. As theoretical references, this work used texts that discuss the intersection between history and literature, such as Hayden White (1992; 1994), Paul Ricoeur (1997), Acízelo (1999), as well as texts that discuss how Brazilian modernist literature rewritten The narratives of Brazilian colonization, such as Oliveira (2001) and Cándido (1999). |
Palavras-chave: | Poesia brasileira moderna Jorge de Lima Invenção de Orfeu Literatura e História |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35738 |
Data do documento: | 30-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LucasDinizdeAlmeida_TCC (2).pdf | TCC | 761,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
LucasDinizdeAlmeida_TERMO.pdf | TERMO | 321,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons