Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35745
Tipo: | TCC |
Título: | Sequência didáticas nas aulas de espanhol no ensino médio: uma proposta como o gênero conto literário |
Autor(es): | Silva, Maria José Andrade Da |
Primeiro Orientador: | Sales, Laurênia Souto |
Resumo: | O ensino da língua espanhola no contexto brasileiro enfrenta desafios significativos, es- pecialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da competência leitora e à compre- ensão textual. Contudo, é possível contar com estratégias que contribuam para a amplia- ção da proficiência leitora dos alunos, a exemplo de uma aula de língua espanhola que assistimos por ocasião do Estágio Supervisionado III do curso de Letras Espanhol, minis- trada no 1º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município de Mamanguape, quando a professora da turma trabalhou o conto “Ali Baba e os 40 Ladrões”, retirado do livro "Las Mil y Una Noches". Naquele momento, foi possível perceber como os estu- dantes se mostraram envolvidos e mais propensos a perguntar sobre palavras que não conheciam, a relacionar a história com costumes e tradições do país de origem e até a dar suas próprias opiniões sobre o texto. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral discutir a contribuição da leitura literária para o ensino da língua espanhola no Ensino Médio. Optamos pelo gênero conto por suas características particulares que o tornam es- pecialmente adequado ao contexto escolar. Metodologicamente, esta pesquisa caracte- riza-se como bibliográfica e propositiva, com foco na elaboração de uma proposta didá- tica fundamentada nos princípios da sequência básica de Rildo Cosson (2011). Nesse contexto, propomos a leitura e discussão do conto “La luz es como el agua”, de Gabriel García Márquez (1992), à luz do que orienta a sequência básica de Cosson. Entendemos que a literatura desempenha um papel fundamental para desenvolver a imaginação, pois mostra a capacidade infinita da mente humana e abre novos caminhos de interpretação para os leitores, ao mesmo tempo pode contribuir para significativamente para o ensino de línguas estrangeiras, ao oferecer contextos autênticos de uso da língua, ampliar o vo- cabulário e promover reflexões culturais e críticas por meio dos textos. |
Abstract: | La enseñanza del español en el contexto brasileño enfrenta desafíos importantes, especialmente en lo que se refiere al desarrollo de las habilidades de lectura y comprensión textual. Sin embargo, es posible contar con estrategias que contribuyan a incrementar la competencia lectora de los estudiantes, como fue el caso de una clase de lengua española que asistimos durante la Práctica Supervisada III de la asignatura de Lengua Española, impartida en 1er año de Bachillerato en una escuela pública del municipio de Mamanguape, cuando la profesora de la clase trabajó el cuento “Alí Babá y los 40 ladrones”, extraído del libro “Las Mil y Una Noches”. En ese momento, fue posible observar cómo los estudiantes se mostraron más involucrados y propensos a preguntar sobre palabras que no conocían, a relacionar la historia con costumbres y tradiciones de su país de origen e incluso a dar sus propias opiniones sobre el texto. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo general discutir la contribución de la lectura literaria a la enseñanza de la lengua española en la educación secundaria. Elegimos el género del cuento por sus características particulares que lo hacen especialmente adecuado para el contexto escolar. Metodológicamente, esta investigación se caracteriza por ser bibliográfica y propositiva, centrándose en la elaboración de una propuesta didáctica basada en los principios de la secuencia básica de Rildo Cosson (2011). En este contexto, proponemos la lectura y discusión del cuento “La luz es como el agua”, de Gabriel García Márquez (1992), a la luz de lo que orienta la secuencia básica de Cosson. Entendemos que la literatura juega un papel fundamental en el desarrollo de la imaginación, ya que muestra la capacidad infinita de la mente humana y abre nuevos caminos de interpretación para los lectores. Al mismo tiempo, puede contribuir significativamente a la enseñanza de lenguas extranjeras, al ofrecer contextos auténticos para el uso de la lengua, ampliar el vocabulario y promover reflexiones culturales y críticas a través de textos. |
Palavras-chave: | Língua Espanhola Conto Literatura Sequência básica de leitura |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35745 |
Data do documento: | 10-Jun-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MariaJoséAndradedaSilva_TCC.pdf | TCC | 976,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
MariaJoséAndradedaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 193,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons