Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35757
Tipo: TCC
Título: A importância da formação inicial para o professor de língua espanhol
Autor(es): Santos, Cinthia Rafaella Fernandes
Primeiro Orientador: Silva, Geraldo Emanuel de Abreu
Resumo: Este trabalho surgiu a partir da minha instigação enquanto aluna e futura professora de língua espanhola em pesquisar sobre a importância da formação específica para atuação dos docentes em sala de aula. Tendo como objetivo principal compreender as discussões acerca da importância da formação inicial e continuada dos professores de Língua Espanhola. Com o intuito de fundamentar o estudo apresentamos uma revisão bibliográfica tendo como instrumento de pesquisa a coleta de informações das seguintes leis 11.161 de 05 de agosto de 2005 e 11.191 de 29 de agosto de 2018 e dos autores como Freire (2001), Imbernón (2010), Duarte(2013), Leffa (2001), Alvarez(2010), Paiva (2003). Conectar os quais defendem a formação continuada como um dos elementos essenciais ao processo de formação do professor. Utilizamos também como coleta de dados as análises de dois forms sobre a percepção dos discentes e dos docentes com relação aos aspectos sobre a formação inicial do professor de língua espanhola. Durante a análise das respostas dos dois forms apresento as falas de alunos e professores, minhas reflexões acerca das falas e finalizo nas considerações trazendo os resultados desta pesquisa a qual mostrou que é de suma importância a formação inicial do professor de espanhol no processo de ensino-aprendizagem e que ainda é corriqueiro encontrar professor sem formação específica lecionando a disciplina de língua espanhola.
Abstract: Este trabajo surgió de mi instigación como estudiante y futura docente de la lengua española de investigar la importancia de la formación específica para el desempeño de los docentes en el classe. Con el objetivo principal de comprender y fomentar debates sobre la importancia de la formación inicial y continua para los profesores de lengua española. Para sustentar el estudio se presenta una revisión bibliográfica, teniendo como herramienta de investigación la recopilación de información de las siguientes leyes 11.161 del 5 de agosto de 2005 y 11.191 del 29 de agosto de 2018 y autores como Freire (2001), Imbernón (2010), Duarte (2013), Leffa (2001), Álvarez (2010), Paiva (2003). Autores que defienden la formación continua como uno de los elementos esenciales en el proceso de formación docente. También utilizamos como fuente de investigación los análisis de dos formularios sobre la percepción de estudiantes y docentes en relación con aspectos de la formación inicial de profesores de lengua española. Durante el análisis de las respuestas de los dos formularios, presento los discursos de estudiantes y docentes, mis reflexiones sobre los discursos y termino con las consideraciones que aportan los resultados de esta investigación, que mostró que la formación inicial del profesor de español en el proceso de enseñanza es de suma importancia el aprendizaje y que todavía es habitual encontrar profesores sin formación específica impartiendo la asignatura de lengua española.
Palavras-chave: Formação Inicial
Professor de Espanhol
Ensino
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35757
Data do documento: 9-Dez-2022
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CinthiaRafaellaFernandesSantos_TCC.pdfTCC688,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
CinthiaRafaellaFernandesSantos_TERMO.pdfTERMO1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons