Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35797
Tipo: TCC
Título: Contribuições do ensino de ciências e biologia para alunos com Transtornos do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): Parente, Gildilene Feitosa
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso trata-se de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo principal investigar em pesquisas publicadas, as contribuições do ensino de ciências e biologia na perspectiva da inclusão de alunos com TEA, visando melhorias nas práticas educacionais especiais, promovendo um ambiente inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Para que seja possível a construção desse trabalho, foi necessário reunir e resumir informações prévias sobre o tema em questão. Para isso, foi essencial visitar bases de dados eletrônicos como Google Acadêmico, Scientific Eletronic Libery Online - Scielo - Biblioteca Virtual e Revistas Científicas, reconhecidas na literatura nacional e internacional de Ciências da Educação. Foram selecionados para a análise e discussão 7 trabalhos com relevância para as questões de ensino em Ciências e Biologia para alunos com TEA. A relevância do tema é indiscutível diante da crescente necessidade de oferecer um ambiente educacional mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas dos alunos com TEA. Uma abordagem inovadora mostra como a flexibilidade e a integração de novas tecnologias podem manter o vínculo escolar e continuar promovendo o aprendizado, mesmo em circunstâncias desafiadoras. A criatividade e a adaptação são, portanto, essenciais para a efetividade da educação inclusiva. Como resultados, acredita-se que para alcançar uma aprendizagem eficaz em ciências e biologia, é essencial adotar estratégias e metodologias que tornem os conceitos abstratos mais compreensíveis para os alunos com autismo. Isso envolve a inclusão de métodos variados e inovadores, como o uso de diferentes modelos didáticos, sequências de atividades, aulas práticas e tecnologias digitais. Essas abordagens ajudam a superar as dificuldades de aprendizado e promovem um desenvolvimento mais completo dos estudantes, especialmente daqueles com TEA, aproximando-os de uma participação social mais plena, conforme as diretrizes educacionais.
Abstract: This undergraduate thesis is a literature review that primarily aims to investigate, through published research, the contributions of science and biology education from the perspective of the inclusion of students with TEA, seeking improvements in special educational practices and promoting an inclusive environment for students with Autism Spectrum Disorder. To construct this work, it was necessary to gather and summarize prior information on the topic. For this purpose, electronic databases such as Google Scholar, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Virtual Libraries, and Scientific Journals recognized in national and international educational sciences literature were essential sources. Seven relevant studies were selected for analysis and discussion, focusing on science and biology teaching for students with TEA. The relevance of this topic is undeniable given the growing need to provide a more inclusive educational environment tailored to the specific needs of students with TEA. An innovative approach demonstrates how flexibility and the integration of new technologies can maintain the school bond and continue to promote learning, even under challenging circumstances. Creativity and adaptation are, therefore, essential for the effectiveness of inclusive education. As a result, it is believed that to achieve effective learning in science and biology, it is essential to adopt strategies and methodologies that make abstract concepts more understandable for students with autism. This involves the inclusion of diverse and innovative methods, such as the use of different teaching models, activity sequences, hands-on classes, and digital technologies. These approaches help overcome learning difficulties and foster more comprehensive student development, especially for those with TEA, bringing them closer to fuller social participation in accordance with educational guidelines.
Palavras-chave: Ciências
Biologia
Educação especial
Transtorno do Espectro Autista - TEA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35797
Data do documento: 2-Jul-2025
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFP17092025.pdf366,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.