Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3579
Tipo: TCC
Título: A importância da leitura dialógica na sala de aula
Autor(es): Souza, Josenete Trajano de
Primeiro Orientador: Santana, Wilder Kleber Fernandes de
Resumo: O presente trabalho trata da importância da leitura dialógica na sala de aula, e se propõe a delimitar como objeto de estudo esta modalidade de leitura baseada no dialogismo e na interação através de charges. No decorrer de experiência em sala de aula, surgiu a seguinte indagação: que estratégias podem ser utilizadas pelo docente para contribuir com o ensino e promover uma leitura dialógica, em sala de aula, que estimule a compreensão ativa do aluno? Nossa hipótese é que o docente deverá trabalhar explorando os sentidos múltiplos das palavras e das imagens, relacionando texto e contexto, promovendo a participação ativa de todos os alunos, almejando que haja diálogo ativo entre todos os discentes. De igual modo, o professor deve criar um ambiente dialógico e participativo de transmissão do saber. O Objetivo Geral deste trabalho consiste em: Analisar a importância da Leitura Dialógica em sala de aula para o processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos consistem em: 1) Averiguar possíveis contribuições das charges em sala de aula para promoção da compreensão e análise textuais; 2) Verificar o entendimento dos docentes acerca do exercício da leitura dialógica em sala de aula. 3) Compreender a representação dos alunos acerca da sua evolução no processo de ensino-aprendizagem a partir da leitura dialógica. A escolha da temática justifica-se por entendermos que a leitura dialógica em sala de aula é imprescindível para compreensão ativa dos textos (verbais e não verbais). Ler, de forma participativa e interativa é indispensável para o conhecimento e o desenvolvimento do aluno. Como procedimento metodológico, a pesquisa aprimorou-se na abordagem qualitativa sob a utilização da técnica da entrevista, para as quatros professoras e realizado também um questionário com perguntas subjetivas sobre as charges exploradas em sala de aula sob a perspectiva dialógica da leitura para os alunos da turma do 5o ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice em Guarabira-PB. Os resultados obtidos demonstram que as docentes tem conhecimento sobre o ensino da leitura por meio de charges e reconhecem a importância delas para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Assim, a base teórica que dá suporte ao nosso trabalho é constituída por Bakhtin (2006), Brait (2005), Barros (2005), Fiorin (2004), dentre outros.
Abstract: The present paper deals with the importance of the dialogic reading in the classroom, and proposes to delimit as object of study this modality of reading based on dialogism and interaction through cartoons. During the classroom experience, the following question emerged: what strategies can be used by the teacher to contribute to teaching and to promote a dialogic reading in the classroom that stimulates an active understanding of the student? Our hypothesis is that the teacher should work exploring the multiple meanings of words and images, relating text and context, promoting the active participation of all students, aiming for active dialogue among all students. Likewise, the teacher must create a dialogic and participatory transmission of knowledge. The General Objective of this work is to: Analyze the importance of Dialogic Reading in the classroom for the teaching-learning process. The specific objectives are: 1) To investigate the possible contributions of teachers in the classroom to promote comprehension and textual analysis; 2) To check the teachers' understanding of the exercise of dialogic reading in the classroom. 3) To understand the representation of the students about their evolution in the teaching-learning process from the dialogic reading. The choice of the subject is justified by the understanding that the dialogic reading in the classroom is essential for the active understanding of texts (verbal and non- verbal). Reading, in a participative and interactive way, is indispensable for the knowledge and development of the child. As methodological procedure, the research was improved in the qualitative approach using the interview technique, for the four teachers, and also a questionnaire with subjective questions about the cartoons explored in the classroom under the dialogic perspective of the reading for the students of the Group of the 5th year of the in Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Eulália Cantalice in Guarabira-PB. The results show that teachers have knowledge about the teaching of reading through cartoons and recognize the importance of them for the development of student learning. Thus, the theoretical basis that supports our work is made up of Bakhtin (2006), Brait (2005), Barros (2005), Fiorin (2004), among others.
Palavras-chave: Leitura dialógica
Sala de aula - charge
Leitura - charge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3579
Data do documento: 18-Jul-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JTS16012018.pdf5,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.