Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3580
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAndrade, Nailza Gabriel de-
dc.date.accessioned2018-03-05T15:17:51Z-
dc.date.available2017-08-15-
dc.date.available2018-03-05T15:17:51Z-
dc.date.issued2017-07-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3580-
dc.description.abstractThe present paper deals with games and games in Early Childhood Education. These practical elements have an appreciation effect on teaching focused on the initial grades and promote the development of children's abilities, both physical and emotional as well as affective and psychological. In this way, effective learning is triggered during the process of child training. The problem arose, after several bibliographical readings, in which we realized that games and games in early childhood education still need to be valued as an educational medium during the students' learning. Thinking about it, our research question is: how do public school teachers understand the use of games and games in the classroom? Our hypothesis is that most teachers understand that it is something interesting and fundamental for the child's social life, but that they do not use this constant practice of games and games within the classroom. As for the methodological procedures, it consists of a field research, qualitative, where from the search of reading of dissertations, analyzes and bibliographical interpretations, in which information was collected that guided the work developed. This research is an exploratory one, since it works in detail with the problematic in question, not only exposing it, but offering ways and possibilities to solve it or to heal it. Thus, our work is based on the theory of Piaget (1973), Kramer (1992), RCNEI (1998), ECA (1990), among others.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-05T15:17:51Z No. of bitstreams: 1 NGA15082017.pdf: 1472846 bytes, checksum: 7524b6c5b0dac5ddf7365d181ebd9860 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T15:17:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NGA15082017.pdf: 1472846 bytes, checksum: 7524b6c5b0dac5ddf7365d181ebd9860 (MD5) Previous issue date: 2017-07-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleJogos e brincadeiras na educação infantil: reflexões sobre o agir docentept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Wilder Kleber Fernandes de-
dc.description.resumoO presente trabalho trata dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Estes elementos práticos surtem efeito de valorização à docência voltada para as séries iniciais e promovem o desenvolvimento das habilidades das crianças, tanto no físico e emocional quanto no afetivo e psicológico. Desse modo, desencadeia-se uma aprendizagem eficaz durante o processo de formação da criança. A problemática surgiu, após diversas leituras bibliográficas, em que percebemos que os jogos e as brincadeiras na educação infantil ainda precisam ser valorizados, como meio educativo, durante a aprendizagem dos alunos. Pensando nisso, nossa pergunta de pesquisa é: como os professores da rede pública de ensino compreendem a utilização dos jogos e das brincadeiras na sala de aula? Nossa hipótese é que a maioria dos professores compreendem que seja algo interessante e fundamental para o convívio social da criança, mas que estes não se utilizam dessa prática constante dos jogos e das brincadeiras dentro da sala de aula. Quanto aos procedimentos metodológicos, consiste em uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, onde a partir da busca de leitura de dissertações, analises e interpretações bibliográficas, em que foram colhidas informações que orientaram o trabalho desenvolvido. Esta pesquisa é de carácter exploratório, uma vez que trabalha minuciosamente com a problemática em questão, não apenas expondo-a, mas disponibilizando modos e possibilidades de solucioná-la ou saná-la. Assim, nosso trabalho se fundamenta na teoria de Piaget (1973), Kramer (1992), RCNEI (1998), ECA (1990), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NGA15082017.pdf1,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.