Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35815
Tipo: | Tese |
Título: | Projeto Educação e Agroecologia nas Escolas do Campo de Territórios da Reforma Agrária : os fazeres da Escola Filha da Luta Patativa do Assaré |
Autor(es): | Wanderley, Kamila Karine dos Santos |
Primeiro Orientador: | Silva, Severino Bezerra da |
Resumo: | Este estudo analisa os fazeres pedagógicos, considerando os princípios da Agroecologia e da Educação Popular na Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, no Assentamento Santana da Cal, Canindé-CE. A pesquisa está vinculada à linha de Educação Popular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O problema da pesquisa propõe responder à seguinte questão: Qual é o lugar que a Agroecologia e a Educação Popular ocupam nos fazeres pedagógicos nas escolas em territórios da Reforma Agrária? Para responder a essa questão, os objetivos específicos são: I. Identificar aspectos históricos e teóricos da Agroecologia nas escolas vinculadas ao MST, analisando suas influências e desafios; II. Perceber como as escolas do MST têm integrado a Agroecologia à Educação, considerando os princípios da Educação Popular; III. Conhecer as práticas agroecológicas da Escola do Campo Filha da Luta Patativa do Assaré. A pesquisa, de natureza qualitativa, segue os princípios da Pesquisa Participante (Brandão, 2006; Brandão; Borges, 2007; Melo, 2005). O estudo foi realizado no período entre 2021 e 2024, adotando uma metodologia fundamentada na Sistematização de Experiências (Holliday, 2012; Amâncio; Souza, 2022), na Observação Participante (Silva, 2019; Minayo, 2001) e em Entrevistas Semiestruturadas, desenvolvidas com base na metodologia da História Oral (Pollak, 1992; Thompson, 1992). Esses instrumentos possibilitaram a sistematização dos achados no contexto das experiências. A pesquisa contou com a participação de oito educadores(as), sendo seis diretamente envolvidos(as) nas ações do projeto na escola, lócus da pesquisa, e dois(as) na Coordenação Político-Pedagógica (CPP) do projeto. A tese que defendemos é que a Agroecologia, ancorada na Educação Popular, constitui mais do que uma proposta pedagógica: é uma prática social, uma ciência e um movimento político que transforma a Educação do Campo. A partir da experiência da Escola, vinculada ao MST, analisamos como os saberes agroecológicos são construídos coletivamente no interior da luta pela Reforma Agrária. O percurso formativo do projeto evidenciou que a integração entre teoria e prática crítica emancipa sujeitos e fortalece o vínculo entre Agroecologia e educação básica nos territórios da Reforma Agrária. Os resultados indicam que a Agroecologia se destacou como fio condutor, integrando saberes locais e promovendo uma prática pedagógica crítica e transformadora. Apesar das limitações no acesso às dinâmicas internas e dos desafios na sistematização das experiências, a pesquisa reforça a relevância da Educação Popular e da Agroecologia na formação emancipatória em territórios da Reforma Agrária. Dessa forma, a presente tese contribuiu para a compreensão dessa inter-relação, evidenciando o potencial da educação como caminho para a conscientização ambiental. |
Abstract: | This study analyzes pedagogical practices considering the principles of Agroecology and Popular Education at the Filha da Luta Patativa do Assaré Rural School, located in the Santana da Cal Settlement, Canindé-CE. The research is linked to the Popular Education line of the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraíba (UFPB). The research problem seeks to answer the following question: What role do Agroecology and Popular Education play in pedagogical practices in schools within Agrarian Reform territories? To address this question, the specific objectives are: I. Identify historical and theoretical aspects of agroecology in schools associated with the MST, analyzing its influences and challenges; II. Understand how MST schools have integrated Agroecology into Education, considering the principles of Popular Education; III. Explore the agroecological practices of the Filha da Luta Patativa do Assaré Rural School. This qualitative research follows the principles of Participatory Research (Brandão, 2006; Brandão & Borges, 2007; Melo, 2005). The study was conducted between 2021 and 2024, adopting a methodology based on the Systematization of Experiences (Holliday, 2012; Amâncio & Souza, 2022), Participant Observation (Silva, 2019; Minayo, 2001), and Semi-Structured Interviews, developed using the Oral History methodology (Pollak, 1992; Thompson, 1992). These instruments enabled the systematization of findings within the context of the experiences. The research involved eight educators, six of whom were directly engaged in the project’s actions at the school, the study's locus, and two in the project's Political-Pedagogical Coordination (CPP). The thesis we defend is that Agroecology, anchored in Popular Education, is more than a pedagogical proposal: it is a social practice, a science, and a political movement that transforms Rural Education. Based on the experience of the School linked to the MST, we analyze how agroecological knowledge is collectively built within the struggle for Agrarian Reform. The training process of the project highlighted that the integration between theory and critical practice emancipates subjects and strengthens the connection between Agroecology and basic education in Agrarian Reform territories. The results indicate that Agroecology emerged as a guiding thread, integrating local knowledge and promoting a critical and transformative pedagogical practice. Despite limitations in accessing internal dynamics and challenges in systematizing experiences, the study reinforces the relevance of Popular Education and Agroecology in emancipatory education within Agrarian Reform territories. Thus, this dissertation contributes to understanding this interrelationship, highlighting the potential of education as a path to environmental awareness. RESUMEN Este estudio analiza las prácticas pedagógicas considerando los principios de la Agroecología y la Educación Popular en la Escuela del Campo Filha da Luta Patativa do Assaré, ubicada en el Asentamiento Santana da Cal, Canindé-CE. La investigación está vinculada a la línea de Educación Popular del Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). El problema de investigación busca responder a la siguiente pregunta: ¿Qué papel ocupan la Agroecología y la Educación Popular en las prácticas pedagógicas de las escuelas en los territorios de la Reforma Agraria? Para abordar esta cuestión, los objetivos específicos son: I. Identificar los aspectos históricos y teóricos de la Agroecologia en las escuelas vinculadas al MST, analizando sus influencias y desafíos; II. Comprender cómo las escuelas del MST han integrado la Agroecologia a la Educación, considerando los principios de la Educación Popular; III. Conocer las prácticas agroecológicas de la Escuela del Campo Filha da Luta Patativa do Assaré. Esta investigación cualitativa sigue los principios de la Investigación Participativa (Brandão, 2006; Brandão & Borges, 2007; Melo, 2005). El estudio ocurrió entre 2021 y 2024, adoptando una metodología basada en la Sistematización de Experiencias (Holliday, 2012; Amâncio & Souza, 2022), la Observación Participante (Silva, 2019; Minayo, 2001) y Entrevistas Semiestructuradas, desarrolladas a partir de la metodología de la Historia Oral (Pollak, 1992; Thompson, 1992). Estos instrumentos permitieron sistematizar los hallazgos en el contexto de las experiencias. La investigación contó con la participación de ocho educadores(as), de los cuales seis estaban directamente involucrados(as) en las acciones del proyecto en la escuela, el locus del estudio, y dos en la Coordinación Político-Pedagógica (CPP) del proyecto. La tesis que defendemos es que la Agroecología, anclada en la Educación Popular, constituye más que una propuesta pedagógica: es una práctica social, una ciencia y un movimiento político que transforma la Educación del Campo. A partir de la experiencia de la Escuela, vinculada al MST, analizamos cómo se construyen colectivamente los saberes agroecológicos en el marco de la lucha por la Reforma Agraria. El proceso formativo del proyecto evidenció que la integración entre teoría y práctica crítica emancipa a los sujetos y fortalece el vínculo entre Agroecología y educación básica en los territorios de la Reforma Agraria. Los resultados indican que la Agroecología se destacó como un eje conductor, integrando saberes locales y promoviendo una práctica pedagógica crítica y transformadora. A pesar de las limitaciones en el acceso a las dinámicas internas y los desafíos en la sistematización de experiencias, el estudio refuerza la relevancia de la Educación Popular y la Agroecología en la formación emancipadora en los territorios de la Reforma Agraria. De esta manera, esta tesis contribuyó a la comprensión de esta interrelación, evidenciando el potencial de la educación como un camino hacia la concienciación ambiental. |
Palavras-chave: | Educação popular Educação do campo Agroecologia Pedagogia do movimento Agroecology Popular Education Rural Education Pedagogy of the Movement Agroecología Educación Popular Educación del Campo Pedagogía del Movimiento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35815 |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KamilaKarineDosSantosWanderley_Tese.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons