Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3581
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Cícero Teixeira-
dc.date.accessioned2018-03-05T15:26:40Z-
dc.date.available2016-11-25-
dc.date.available2018-03-05T15:26:40Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3581-
dc.description.abstractOur study has as a background the bibliographical research, endorsed with our daily and empirical experiences, involving ludicity in its didactic-pedagogical character, in the scope of the Municipal School of fundamental education, "Francisco Felipe dos Santos", where we had the opportunity in To train for four semesters of the EAD undergraduate course in Pedagogy by the Federal University of Paraíba, especially in the second semester of 2016, in the municipality of Duas Estradas-PB. In the course of the study, a theoretical and methodological approach was needed on the legal and legal aspects of Brazilian infant education, playfulness and their effective contributions in the children's experiences, correlated with the psychosocial aspects that are indispensable for a favorable biopsychic development. Educational practices developed in that school environment, analyzing also the contributions that these practices brought to the student life during the studied period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-03-05T15:26:40Z No. of bitstreams: 1 CTM25112016.pdf: 1719122 bytes, checksum: 7a72836fb5afa29b7e55825732328441 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T15:26:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CTM25112016.pdf: 1719122 bytes, checksum: 7a72836fb5afa29b7e55825732328441 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.titleA importância do lúdico na construção do desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jéssica Lobo-
dc.description.resumoNosso estudo tem como pano de fundo à pesquisa bibliográfica, endossada com nossas experiências cotidianas e empíricas, envolvendo a ludicidade em seu caráter didático-pedagógico, no âmbito da Escola Municipal de ensino fundamental, “Francisco Felipe dos Santos”, onde tivemos a oportunidade em estagiar durante quatro semestres do curso de graduação EAD, em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba, especialmente no segundo semestre letivo do ano de 2016, no município de Duas Estradas-PB. No decorrer do estudo, se fez necessária, uma abordagem teórica e metodológica sobre os aspectos legais e jurídicos envolvendo a educação infantil brasileira, a ludicidade e suas contribuições efetivas nas experiências vivenciais das crianças, correlacionados com os aspectos psicossociais indispensáveis a um desenvolvimento biopsíquico favorável às práticas educativas desenvolvidas naquele ambiente escolar, analisando- se ainda as contribuições que tais práticas trouxeram à vida discente no decorrer do período estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CTM25112016.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.