Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | SILVA, MARIA HELOÍSA DE MEDEIROS | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T15:22:33Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T15:22:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35827 | - |
dc.description.abstract | This study examines Rap battles as spaces of cultural resistance and social belonging, focusing on those that take place in Praça do Coqueiral, a significant meeting point for Hip-Hop culture located in the Mangabeira district, one of the most populous areas of João Pessoa, Paraíba. The research aims to understand how these artists use art as a tool for social transformation, especially within the context of public policies for cultural promotion, focusing on the effectiveness of the Aldir Blanc Law. The methodology includes bibliogRaphic research, document analysis, and interviews, allowing for an in-depth reflection on the power of these spaces as environments of listening, visibility, and affirmation of MC’s as cultural agents. The study begins with a contextualization of culture and how Hip-Hop culture is articulated as a form of resistance and community organization. Through dialogue with authors from the fields of Law, Sociology, and Cultural Studies, the research highlights the importance of public policies in the formal recognition of peripheral culture, as well as the challenges faced in the implementation of such policies. The analysis of the Aldir Blanc Law reveals both the progress made and the bureaucratic and structural difficulties that directly affect the access and continuity of artists within cultural appreciation circuits. Finally, the study emphasizes that Rap battles constitute pedagogical spaces and symbolic arenas, in which language is used as a tool for social critique and collective mobilization, as well as a constant confrontation with the patriarchal structures that permeate the artistic field, making MC’s protagonists of new narratives and forms of expression. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Gracineide Silva (gracineideehelena@gmail.com) on 2025-09-18T15:22:33Z No. of bitstreams: 1 MHMS 240425.pdf: 1601380 bytes, checksum: 6004423ca6175b8f07efa2548bb1ef4e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-18T15:22:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MHMS 240425.pdf: 1601380 bytes, checksum: 6004423ca6175b8f07efa2548bb1ef4e (MD5) Previous issue date: 2025-04-24 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Batalhas de Rap | pt_BR |
dc.subject | Cultura periférica | pt_BR |
dc.subject | Lei Aldir Blanc | pt_BR |
dc.subject | Hip-Hop | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Rap battles | pt_BR |
dc.subject | Aldir Blanc Law | pt_BR |
dc.subject | Public policies | pt_BR |
dc.subject | Peripheral culture | pt_BR |
dc.title | BATALHAS DE RAP E O HIP-HOP: A REAFIRMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS POR MEIO DA LEI ALDIR BLANC | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mello Neto, José Baptista de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2605840472671536 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa as batalhas de Rap realizadas na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, como espaços de resistência cultural, pertencimento social e reafirmação da atuação dos MC’s como agentes culturais. A pesquisa tem como objetivo compreender como esses artistas utilizam a arte como ferramenta de transformação social, especialmente no contexto das políticas públicas de incentivo à cultura, com foco na eficácia da Lei Aldir Blanc. A metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista, permitindo uma reflexão aprofundada sobre a potência desses espaços enquanto ambientes de escuta, visibilidade e afirmação de MC’s como agentes culturais. O estudo parte de uma contextualização de cultura e como a cultura Hip-Hop se articula como forma de resistência e organização comunitária. Através do diálogo com autores e autoras das áreas de Direito, Sociologia e Estudos Culturais, foi possível verificar a importância das políticas públicas no reconhecimento formal da cultura periférica, bem como os limites enfrentados na implementação dessas políticas. A análise da Lei Aldir Blanc evidencia tanto os avanços quanto as dificuldades burocráticas e estruturais que impactam diretamente o acesso e a permanência de artistas nos circuitos de valorização cultural. Por fim, destaca-se que as batalhas de Rap configuram-se como espaços pedagógicos e de disputa simbólica, nos quais a linguagem é utilizada como instrumento de denúncia e de mobilização coletiva, também um enfrentamento constante às estruturas patriarcais que permeiam o campo artístico, tornando-as protagonistas de novas narrativas e formas de expressão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Jurídicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito - João Pessoa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MHMS 240425.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.