Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3582
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPadilha, Márcio Madeiro-
dc.date.accessioned2018-03-05T23:14:50Z-
dc.date.available2017-12-21-
dc.date.available2018-03-05T23:14:50Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3582-
dc.description.abstractAcademic monitoring has become an important and complementary area of teacher training at a time when the monitor acts as the facilitator of the process knowledge and student-teacher, student and knowledge, that is, helps the future teacher to master the skills and Specific skills of the degree in Mathematics. In view of the above, using the search (self)biographical and biographical this study aimed to investigate the contributions of the Mathematics Degree Monitoring Program of the UFPB-Campus IV in teacher training, based on account and theoretical discussion of my experience as monitor. As a theoretical contribution to the anchoring of this research, we used references such as Freire (1975, 1996), National Curricular Parameters (1997), Barbosa (2003), Dias (2007), Lopes (2009), Vasconcellos (2002), Nunes (2007) Queluz and Alonso (2003) among others. Based on this experience, we consider that the actions of monitoring are fundamental to intensify the process of teacher training. Essential practice for the integral development of the skills and competences of the future teacher. In this way, the monitoring exerts a social function in the academy by helping the student of the degree with difficulty through activities extraclasses, as well as, to improve the abilities of the educational practice. Finally, I realized in trajectory of monitoring how important this experience was to my teacher training process and consequently to professional performance as a Mathematics teacher.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-05T23:14:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MMP21122017.pdf: 1209523 bytes, checksum: 0524b7672d6f7dee8becca7b6e44b282 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T23:14:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MMP21122017.pdf: 1209523 bytes, checksum: 0524b7672d6f7dee8becca7b6e44b282 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMonitoria Acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAcademic Monitoringpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleContribuições da monitoria acadêmica na formação docente: experiências e discussõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Valcácio, Marcos André José-
dc.description.resumoA monitoria acadêmica tornou-se uma área importante e complementar da formação docente no momento em que o monitor atua como o facilitador do processo conhecimento e estudante professor, estudante e conhecimento, ou seja, auxilia o futuro professor a dominar as competências e habilidades específicas da licenciatura em Matemática. Diante do exposto, utilizando a pesquisa (auto)biográfica e bibliográfica, esse estudo teve como objetivo investigar as contribuições do Programa de Monitoria da Licenciatura em Matemática da UFPB- Campus IV na formação docente, a partir do relato e discussão teórica da minha experiência como monitor. Como aporte teórico a ancoragem dessa pesquisa utilizamos referenciais como Freire (1975, 1996), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), Barbosa (2003), Dias (2007), Lopes (2009), Vasconcellos (2002), Nunes (2007), Queluz e Alonso (2003) entre outros. Pautado nessa experiência, consideramos que as ações da monitoria são fundamentais para a intensificar o processo de formação docente. Prática indispensável para o desenvolvimento integral das habilidades e competências do futuro professor. Desta forma, a monitoria exerce uma função social na academia por auxiliar o estudante da licenciatura com dificuldade através de atividades extraclasses, bem como, aprimorar as habilidades da prática educativa. Enfim, percebi na trajetória da monitoria, o quanto essa experiência foi primordial ao processo de formação docente e consequentemente, a atuação profissional enquanto professor de Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMP21122017.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons