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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35833
Tipo: TCC
Título: Distribuição geográfica das escolas cidadãs integrais e sua relação com a caracterização socioambiental da cidade de João Pessoa/Pb
Autor(es): Oliveira, Beatriz da Silva de
Primeiro Orientador: Santos, Joel Silva dos
Resumo: A influência da doutrina neoliberal no Brasil manifestou-se de maneira significativa na criação e expansão das escolas de ensino integral, especialmente a partir dos anos 2000. A educação em tempo integral é um modelo educacional que visa ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola e fortalecer o ensino técnico e profissionalizante. Dessa forma, diversas escolas de tempo integral foram criadas pelo país, e, mais recentemente, na Rede Pública Estadual de Ensino de João Pessoa/PB. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender a distribuição geográfica das Escolas Cidadãs Integrais (ECIs) e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas (ECITs) na cidade de João Pessoa/PB e sua relação com as características socioambientais dos bairros que possuem ECIs e ECITs, evidenciando os problemas de infraestrutura, falta de saneamento e condições socioeconômicas da população em geral. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi feito um levantamento teórico e documental com base em artigos científicos, relatórios públicos e sites de órgãos governamentais, com o intuito de catalogar a quantidade e a localização geográfica dessas escolas. Foram utilizadas variáveis socioambientais retiradas da base de informações do Censo Demográfico do IBGE (2010), referentes a três dimensões socioambientais: Infraestrutura, Saneamento Básico e Situação Social. Vale ressaltar, que os dados secundários usados na pesquisa são do Censo Demográfico de 2010, pois durante o desenvolvimento da pesquisa os dados do Censo mais atual não estavam disponibilizados na sua totalidade. Para a espacialização e compreensão das características socioambientais dos bairros da capital paraibana, foram elaborados mapas temáticos. Dessa forma, foi possível compreender a distribuição geográfica das ECIs e ECITs no território. Observou-se que o maior número de escolas de tempo integral localizam-se em bairros mais periféricos e populosos da cidade de João Pessoa/Pb. A partir das análises das variáveis socioambientais, constatou-se que as características socioambientais dos bairros onde as escolas se localizam podem exercer influência direta sobre a educação e a estrutura dessas instituições, podendo tanto favorecer quanto limitar a criação e implementação de várias atividades nesses ambientes de ensino especialmente nas áreas urbanas periféricas de João Pessoa/Pb.
Abstract: The influence of neoliberal doctrine in Brazil has manifested significantly in the creation and expansion of full-time schools, particularly since the 2000s. Full-time education is an educational model aimed at extending students' time in school and strengthening technical and vocational training. As a result, numerous full-time schools have been established across the country, and more recently, in the State Public Education Network of João Pessoa, Paraíba (PB). Within this context, this study aims to understand the geographic distribution of Integral Citizen Schools (ECIs) and Integral Technical Citizen Schools (ECITs) in the city of João Pessoa/PB and their relationship with the socio-environmental characteristics of the neighborhoods where these schools are located, highlighting issues of infrastructure, lack of sanitation, and the general socioeconomic conditions of the population. To conduct the research, an initial theoretical and documentary survey was carried out based on scientific articles, public reports, and government agency websites to catalog the number and geographic location of these schools. Socio-environmental variables were drawn from the IBGE Demographic Census database (2010), covering three socio-environmental dimensions: Infrastructure, Basic Sanitation, and Social Conditions. It is worth noting that the secondary data used in the study were from the 2010 Demographic Census, as the most recent Census data were not fully available during the research development. Thematic maps were created to spatially analyze and understand the socio-environmental characteristics of the neighborhoods in the capital of Paraíba. This allowed for a better understanding of the geographic distribution of ECIs and ECITs in the territory. It was observed that the majority of full-time schools are located in more peripheral and populous neighborhoods of João Pessoa/PB. Based on the analysis of socio-environmental variables, it was found that the socio-environmental characteristics of the neighborhoods where the schools are located can have a direct influence on education and the infrastructure of these institutions, either favoring or limiting the creation and implementation of various activities in these educational environments especially in the peripheral urban areas of João Pessoa/PB.
Palavras-chave: Geografia escolar
Ensino integral
Problemas socioambientais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Geociências
Tipo de Acesso: Acesso embargado
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35833
Data do documento: 5-Mai-2025
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