Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Andrea Simone Silva Ferreira-
dc.date.accessioned2025-09-18T21:29:51Z-
dc.date.available2025-05-06-
dc.date.available2025-09-18T21:29:51Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851-
dc.description.abstractThe last decades of the XX century were marked by the process of universalization of the heritage. Since then, the architectural, archaeological heritage, landscapes, historical characters, traditions and customs have been the targets of public preservation policies. In João Pessoa, the Workshop-School of Revitalization of the Cultural Heritage, an integral part of the Historic Center Revitalization Process, has developed its activities for over twenty years, aligning the formation of young people with work and overcoming social problems. Based on the premise "Learning to do doing" has restored numerous monuments and has operated as a reference in the inclusion of the local population in the process of restoration of public spaces. This work aimed to understand how the João Pessoa Workshop-School, created to train young people to restore heritage, guided their actions along the years. The institution established itself as a space for educational action and formulated norms and practices that subsidized its formative project thus designing its trajectory. For the observation of these aspects we made use of the school culture perspective. Besides the physical intervention of the goods, the Workshop-School produced books and catalogs that created narratives about the history, the history of the heritage of João Pessoa and the trajectory of the institution. Thus, the institution is an important cooperator for the Heriage scenario in João Pessoa and Paraíba. In those years the institution formed and contributed to the preservation of cultural heritage through its agents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-18T21:29:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf: 7042377 bytes, checksum: 4b166f5dd5b82f0bf157440490c65e19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-18T21:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf: 7042377 bytes, checksum: 4b166f5dd5b82f0bf157440490c65e19 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectRevitalização do patrimôniopt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectOficina-Escola - João Pessoapt_BR
dc.subjectJoão Pessoa Workshop-Schoolpt_BR
dc.subjectCultural Heritagept_BR
dc.subjectRevitalization of the Heritagept_BR
dc.subjectSchool Culturept_BR
dc.titleAs contribuições da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa (1991-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Paulo Giovani Antonino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1940162740032485pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163034824484651pt_BR
dc.description.resumoAs últimas décadas do século XX foram marcadas pelo processo de universalização do patrimônio. Desde então, o patrimônio arquitetônico, arqueológico, as paisagens, personagens históricos, tradições e costumes têm sido alvos de políticas públicas de preservação. Em João Pessoa, a Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural, parte integrante do Processo de Revitalização do Centro Histórico, desenvolveu suas atividades por mais de vinte anos alinhando a formação de jovens para o trabalho e a superação dos problemas sociais. Baseado na premissa “Aprender a fazer fazendo” restaurou inúmeros monumentos e tem operado como uma referência na inclusão da população local no processo de restauração dos espaços públicos. Esse trabalho objetivou entender de que maneira a Oficina-Escola de João Pessoa, criada para capacitar jovens para restaurar o patrimônio, orientou suas ações ao longo dos anos. A instituição se firmou enquanto espaço de ação educativa e formulou normas e práticas que subsidiaram o seu projeto formativo desenhando assim a sua trajetória. Para a observação desses aspectos fizemos uso da perspectiva da cultura escolar. Além da intervenção física dos bens a Oficina-Escola produziu livros e catálogos que criaram narrativas sobre a história, sobre a história do patrimônio de João pessoa e sobre a trajetória da instituição. Assim, a instituição se configura um importante cooperador para o cenário do Patrimônio em João Pessoa e na Paraíba. Nesses anos a instituição formou e contribui para a preservação do patrimônio cultural através de seus agentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf6,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons