Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Andrea Simone Silva Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-18T21:29:51Z | - |
dc.date.available | 2025-05-06 | - |
dc.date.available | 2025-09-18T21:29:51Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35851 | - |
dc.description.abstract | The last decades of the XX century were marked by the process of universalization of the heritage. Since then, the architectural, archaeological heritage, landscapes, historical characters, traditions and customs have been the targets of public preservation policies. In João Pessoa, the Workshop-School of Revitalization of the Cultural Heritage, an integral part of the Historic Center Revitalization Process, has developed its activities for over twenty years, aligning the formation of young people with work and overcoming social problems. Based on the premise "Learning to do doing" has restored numerous monuments and has operated as a reference in the inclusion of the local population in the process of restoration of public spaces. This work aimed to understand how the João Pessoa Workshop-School, created to train young people to restore heritage, guided their actions along the years. The institution established itself as a space for educational action and formulated norms and practices that subsidized its formative project thus designing its trajectory. For the observation of these aspects we made use of the school culture perspective. Besides the physical intervention of the goods, the Workshop-School produced books and catalogs that created narratives about the history, the history of the heritage of João Pessoa and the trajectory of the institution. Thus, the institution is an important cooperator for the Heriage scenario in João Pessoa and Paraíba. In those years the institution formed and contributed to the preservation of cultural heritage through its agents. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-18T21:29:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf: 7042377 bytes, checksum: 4b166f5dd5b82f0bf157440490c65e19 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-09-18T21:29:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf: 7042377 bytes, checksum: 4b166f5dd5b82f0bf157440490c65e19 (MD5) Previous issue date: 2017-08-31 | en |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.subject | Revitalização do patrimônio | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Oficina-Escola - João Pessoa | pt_BR |
dc.subject | João Pessoa Workshop-School | pt_BR |
dc.subject | Cultural Heritage | pt_BR |
dc.subject | Revitalization of the Heritage | pt_BR |
dc.subject | School Culture | pt_BR |
dc.title | As contribuições da Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural de João Pessoa (1991-2015) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Paulo Giovani Antonino | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1940162740032485 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7163034824484651 | pt_BR |
dc.description.resumo | As últimas décadas do século XX foram marcadas pelo processo de universalização do patrimônio. Desde então, o patrimônio arquitetônico, arqueológico, as paisagens, personagens históricos, tradições e costumes têm sido alvos de políticas públicas de preservação. Em João Pessoa, a Oficina-Escola de Revitalização do Patrimônio Cultural, parte integrante do Processo de Revitalização do Centro Histórico, desenvolveu suas atividades por mais de vinte anos alinhando a formação de jovens para o trabalho e a superação dos problemas sociais. Baseado na premissa “Aprender a fazer fazendo” restaurou inúmeros monumentos e tem operado como uma referência na inclusão da população local no processo de restauração dos espaços públicos. Esse trabalho objetivou entender de que maneira a Oficina-Escola de João Pessoa, criada para capacitar jovens para restaurar o patrimônio, orientou suas ações ao longo dos anos. A instituição se firmou enquanto espaço de ação educativa e formulou normas e práticas que subsidiaram o seu projeto formativo desenhando assim a sua trajetória. Para a observação desses aspectos fizemos uso da perspectiva da cultura escolar. Além da intervenção física dos bens a Oficina-Escola produziu livros e catálogos que criaram narrativas sobre a história, sobre a história do patrimônio de João pessoa e sobre a trajetória da instituição. Assim, a instituição se configura um importante cooperador para o cenário do Patrimônio em João Pessoa e na Paraíba. Nesses anos a instituição formou e contribui para a preservação do patrimônio cultural através de seus agentes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | História | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AndreaSimoneSilvaFerreiraCarvalho_Dissert.pdf | 6,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons