Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3585
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Edson Soares da-
dc.date.accessioned2018-03-05T23:54:51Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2018-03-05T23:54:51Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3585-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the contribution of the study of regularities in the process of teaching multiplication and division of decimals, with the help of the calculator. The research had a qualitative approach and was a case study. It was carried out in a high school class of a public school located in the municipality of Mamanguape / PB. Twenty-four students participated in the initial diagnostic phase, and 30 students participated in the intervention stage, divided into 15 pairs for the activities. We used as theoretical reference the works of Van de Walle (2009), Espinosa (2009), Mendonça (2001), among others, besides the National Curricular Parameters (BRAZIL, 1998). The results did not reach the expectations of the research, because in most of the activities these results did not correspond to the expected answers. Considering that in the initial diagnosis the students also presented considerable difficulty in the operations with the decimal numbers we were led to conclude that the results obtained in the experiment may not have been reached due to these presented difficulties. In addition, the results obtained may not have been positive because it is a one-off activity performed in only two classroom hours, due to the students' difficulty in dealing with the calculator, the lack of habit to use and difficulty in interpreting the questions . Therefore, we recommend that other experiments with higher load-times be performed so that students can become familiar with this type of activity and arrive at more specific conclusions about regularities in operations with decimal numbers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2018-03-05T23:54:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESS14122017.pdf: 3698185 bytes, checksum: 7dcee911907e90271316b52b8327cd56 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-05T23:54:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ESS14122017.pdf: 3698185 bytes, checksum: 7dcee911907e90271316b52b8327cd56 (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectNúmeros decimaispt_BR
dc.subjectRegularidadespt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_BR
dc.subjectDecimal numberspt_BR
dc.subjectRegularitiespt_BR
dc.subjectCalculatorpt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleExplorando as regularidades dos números decimais com o auxilio da calculadorapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a contribuição do estudo de regularidades no processo de ensino da multiplicação e da divisão de números decimais, com o auxílio da calculadora. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa e foi um estudo de caso. Foi realizada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, de uma escola pública localizada no município de Mamanguape/PB. Participaram da etapa inicial do diagnóstico 24 alunos e da etapa de intervenção 30 alunos, que foram divididos em 15 duplas para a realização das atividades. Utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Van de Walle (2009), Espinosa (2009), Mendonça (2001), dentre outros, além dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Os resultados não atingiram as expectativas da pesquisa, pois na maior parte das atividades esses resultados não corresponderam às respostas esperadas. Tendo em vista que no diagnóstico inicial os alunos também apresentaram bastante dificuldade nas operações com os números decimais fomos levados a concluir que os resultados obtidos na experiência podem não ter sido alcançados em virtude dessas dificuldades apresentadas. Além disso, os resultados obtidos podem não ter sido positivos por se tratar de uma atividade pontual realizada em apenas 2 horas-aula, pela dificuldade dos alunos em lidar com a calculadora, pela falta de hábito para o uso e pela dificuldade de interpretação das questões. Assim, recomendamos que outras experiências com carga-horária maior sejam realizadas para que os alunos podem familiarizar-se com esse tipo de atividade e chegar a conclusões mais específicas sobre as regularidades nas operações com os números decimais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESS14122017.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons