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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35911
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Ayla Leite Moura-
dc.date.accessioned2025-09-22T12:39:37Z-
dc.date.available2024-05-10-
dc.date.available2025-09-22T12:39:37Z-
dc.date.issued2024-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35911-
dc.description.abstractConstruction is an industry that carries out activities with a complexity of variables in a dynamic and mobile environment, making the work of construction management difficult. Nowadays, regardless of the sector, companies seek continuous improvement and increasingly value quality in their processes and end products, because they are in a competitive environment and need to win the preference of their costumers. The aim of this work is therefore to meet the growing demand for the implementation of Quality Management Systems by identifying indicators that are consistent with the reality of the activities carried out on vertical construction sites. To this end, the methodology adopted was firstly a bibliographical study of the current situation of construction management, the parameters required by the regulations, the criteria that residential buildings need to meet and the difficulties of implementing the system in this sector. Next, an analysis was made of the construction site that served as the study laboratory, and then the criteria and methods that would be appropriate to that reality were analyzed and defined. The results obtained after applying the study revealed the operational difficulties faced by the employees of each Basic Service Unit, the lack of procedures carried out with the quality required by the standards governing construction projects and the sectors that required further improvement through technical training in execution. Thus, after five months of applying the system developed, the technical staff (engineer in charge, engineering assistant, safety technician and trainees), the master builder, foremen and other employees, in addition to adapting to the quality culture, have shown themselves to be malleable with regard to changes in their working methods, as evidenced by the maintenance of index values above 80% in the indicators applied. However, difficulties such as illiteracy and the lack of technical training of most employees are still obstacles to efficient Quality Management on construction sites.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Germana Laura (germanalaura@hotmail.com) on 2025-09-22T12:39:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_Ayla-Leite-Moura-Duarte.pdf: 2474907 bytes, checksum: c35f866f39c080d54f2dbf2a58863dcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T12:39:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Ayla-Leite-Moura-Duarte.pdf: 2474907 bytes, checksum: c35f866f39c080d54f2dbf2a58863dcb (MD5) Previous issue date: 2024-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectConstrução civilpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.subjectControle de obraspt_BR
dc.titleIndicadores de qualidade: estudo de caso de um edifício vertical em João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Severo, Cibelle Guimarães Silva-
dc.description.resumoA Construção Civil é uma indústria que desenvolve atividades com uma complexidade de variáveis em um ambiente dinâmico e móvel, dificultando o trabalho do gerenciamento de obras. Atualmente, independente do setor, as empresas buscam sua melhoria de forma contínua e prezam cada vez mais pela qualidade em seus processos e produtos finais, isso porque estão inseridas em um ambiente competitivo e precisam conquistar a preferência dos clientes. Por isso, o objetivo desse trabalho é atender à crescente demanda de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade por meio da identificação de indicadores coerentes com a realidade das atividades desenvolvidas nos canteiros de obras verticais. Para esse fim, a metodologia desenvolvida adotou, primeiramente, um estudo bibliográfico da situação atual da gestão em obras, os parâmetros exigidos nas normativas, os critérios que as edificações habitacionais precisam atender e as dificuldades de implementação do sistema nesse setor. Em seguida, foi feita a análise da obra que serviu de laboratório de estudo e, então, foram analisados e definidos quais critérios e métodos se adequariam àquela realidade. Os resultados obtidos depois da aplicação do estudo revelaram as dificuldades operacionais dos colaboradores de cada Unidade de Serviço Básica, a ausência de procedimentos executados com a qualidade exigida pelas normas que regem os projetos de construção civil e os setores que demandavam maior aperfeiçoamento por meio de treinamentos técnicos de execução. Sendo assim, após cinco meses de aplicação do sistema desenvolvido, o corpo técnico (Engenheiro responsável, assistente de engenharia, técnico de segurança e estagiários), o mestre de obra, os encarregados e os outros colaboradores além de se adequarem à cultura da qualidade, se mostraram maleáveis quanto as mudanças em seus métodos de trabalho, comprovados pela manutenção dos valores dos índices acima de 80% nos indicadores aplicados. Mas, dificuldades como o analfabetismo e a escassa formação técnica da maior parte dos colaboradores são, ainda, empecilhos para a Gestão da Qualidade eficiente nos canteiros de obras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Civil e Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

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