Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35928
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Poliana Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2025-09-22T13:56:42Z-
dc.date.available2025-05-21-
dc.date.available2025-09-22T13:56:42Z-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35928-
dc.description.abstractThe present work investigated, through nursery rhymes, the development of phonological awareness, at the intrasyllabic level, in children in early childhood education. It is an applied study with a qualitative approach, using participant observation, action research and case study as procedures. It was developed with children between 3 and 4 years old in the kindergarten class IV belonging to a daycare center in the municipal public network in the city of Cabedelo - PB. To achieve our objective, we investigated which nursery rhymes are known to children, mapping the levels of phonological awareness and the main difficulties for the phonological development of this audience. We then proposed a sequence of activities to reduce the mapped difficulties, seeking to strengthen orality, a phonological base that will underlie the future process of acquiring reading and writing. The didactic intervention proposal consisted of activities that promote the development of phonological awareness and, consequently, oral development, based on the rhymes and alliteration found in nursery rhymes. Finally, we assessed whether there was a significant development of phonological awareness, which was explained in the report of the intervention proposal. To provide a theoretical basis for this work, the studies developed by Vigotski (1984), Marcuschi (2004), Cardoso-Martins (1991), Cristófaro-Silva (2003), Capovilla and Capovilla (2010-2011), Callou and Leite were fundamental. (2009), Lamprecht (2009) and Adams; Foorman; Lundberg; Beeler (2006), which supported our conception of learning, speaking and phonological awareness. Based on the results of this study, we give new meaning to the teaching-learning process, reflecting on our practice in the classroom.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2025-09-22T13:56:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PolianaRibeiroDosSantos_Dissert.pdf: 2148400 bytes, checksum: 2f95b224d87c4dac9fae7790c9319d52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-22T13:56:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PolianaRibeiroDosSantos_Dissert.pdf: 2148400 bytes, checksum: 2f95b224d87c4dac9fae7790c9319d52 (MD5) Previous issue date: 2025-04-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectCantigas de rodapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectNursery rhymespt_BR
dc.subjectOralitypt_BR
dc.titleO desenvolvimento da consciência fonológica intrassilábica através das cantigas de roda na educação infantil: uma proposta didática para o processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474717309070835pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052277859533533pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investigou, por meio de cantigas de roda, o desenvolvimento da consciência fonológica, no nível intrassilábico, das crianças da educação infantil. É um estudo de natureza aplicada de abordagem qualitativa, tendo como procedimentos a observação participante, a pesquisa ação e o estudo de caso. Foi desenvolvido com crianças entre 3 e 4 anos da turma do infantil IV pertencentes a uma creche da rede pública municipal da cidade de Cabedelo - PB. Para atingir nosso objetivo, investigamos quais cantigas de roda são de conhecimento prévio das crianças, mapeando os níveis de consciência fonológica e as principais dificuldades para o desenvolvimento fonológico desse público. Propusemos, então, uma sequência de atividades para diminuir as dificuldades mapeadas, buscando fortalecer na oralidade, uma base fonológica que fundamentará o processo futuro de aquisição da leitura e escrita. A proposta de intervenção didática constou de atividades que promovem o desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, o desenvolvimento oral, a partir das rimas e das aliterações encontradas nas cantigas de roda. Por fim, avaliamos se houve um desenvolvimento significativo da consciência fonológica, que foi explicitado no relato da proposta de intervenção. Para dar embasamento teórico a este trabalho, foram fundamentais os estudos desenvolvidos por Vigotski (1984), Marcuschi (2004), Cardoso-Martins (1991), Cristófaro-Silva (2003), Capovilla e Capovilla (2010-2011), Callou e Leite (2009), Lamprecht (2009) e Adams; Foorman; Lundberg; Beeler (2006), os quais embasaram nossa concepção sobre aprendizagem, oralidade e consciência fonológica. A partir dos resultados deste estudo, ressignificamos o processo de ensino-aprendizagem, refletindo sobre a nossa prática em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLinguística e ensinopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PolianaRibeiroDosSantos_Dissert.pdf2,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons