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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35957
Tipo: | TCC |
Título: | Considerações sobre o cálculo e dimensionamento de vigas protendidas pós tracionadas |
Autor(es): | Silva, Lucas Eduardo e |
Primeiro Orientador: | Mendonça, Ângelo Vieira |
Resumo: | Este trabalho trás o estudo dos conceitos de vigas de concreto protendido na pós-tração. Um exemplo de aplicação é utilizado para discutir as etapas necessárias para o cálculo e detalhamento para este fim. A viga protendida de interesse é um dos elementos estruturais de uma ponte de longarinas múltiplas. Os dados geométricos dessa ponte (laje, longarinas e transversinas) e do traçado dos cabos de protensão nas longarinas foram extraídos dos trabalhos de Stucchi & Skaf (2006) e Dutra (2019). Devido às características ambientais de João Pessoa, as especificações do concreto foram convenientemente alteradas. O sequenciamento de cálculo da viga protendida inicia-se com a definição dos dados iniciais do projeto (classe de agressividade ambiental, umidade relativa, especificação da resistência do concreto, abatimento, agregados, cimento, aço para armaduras (ativa e passiva) e configurações geométricas dos elementos estruturais envolvidos). Na sequência, os efeitos das cargas permanentes na laje e transversina são convenientemente transferidos para as longarinas, que após a adição do seu peso próprio, os esforços permanentes são determinados. Em seguida, os efeitos da carga acidental, associada ao trem-tipo que atua na laje, são convenientemente transferidos para as longarinas utilizando métodos aproximados, tais como o de Leonhardt e o de Engesser-Courbon e Fauchart, que depois de ponderados por coeficientes de impacto, os esforços acidentais podem ser determinados. Feitas as combinações no estado limite de serviço dos esforços permanentes e acidentais (requeridas pelo nível de protensão estabelecido pela classe de agressividade ambiental, sistema de pós-tração, e a perda de protensão estimada) a força de protensão é determinada e sua correspondente área da armadura ativa para a seção crítica. Em seguida, faz-se o estudo das perdas imediatas e progressivas reais no processo. Com a construção do fuso limite, as excentricidades do cabo resultante nas seções transversais da longarina em estudo podem ser verificadas. Em seguida, parte-se para a verificação das solicitações normais (flexão) e tangenciais (corte e torção) no estado limite último, determinando-se as armaduras passivas longitudinais, transversais e complementares (pele, fendilhamento e construtiva). Finalmente, parte-se para o detalhamento da longarina protendida. |
Abstract: | This work deals with a study of the concepts of prestressed concrete beams in post-tension. An application example is used to discuss the required steps for calculating and detailing for this purpose. The prestressed girder of interest is one of the structural elements of a multiple-girder bridge. The geometric data of this bridge (deck slab, spars and transverses) and the layout of the prestressing strands in the girders were extracted from the works by Stucchi & Skaf (2006) and Dutra (2019). Due to the environmental characteristics of João Pessoa, the concrete specifications were conveniently changed. The prestressed girder calculation sequence begins with the definition of the initial project data (environmental aggressiveness class, relative humidity, specification of concrete strength, slump, aggregates, cement, steel for reinforcement (active and passive) and geometric configurations of the structural elements involved) Then, the effects of the dead loads on the slab are conveniently transferred to the girders, which, after adding their own weight, determine the dead stress resultants. Then, the effects of the live load, associated with the standard train acting on the slab, are conveniently transferred to the girders using approximate methods, such as Leonhardt’s process and Engesser-Courbon’s process, which after being weighted by impact coefficients, live stress resultants can be determined. After making combinations in the service limit state of dead and live stress resultants (required by the prestressing level established by the environmental aggressiveness class, post-tension system, and estimated prestressing loss) the prestressing force and its corresponding area of strands are determined at critical section. Next, the real immediate and progressive losses in the process were studied. With the construction of the limit spindle, the eccentricities of the resulting strand in the cross sections of the girder under study can be verified. Then, it proceeds to verify the normal (bending) and tangential (shear and torsion) stresses in the ultimate limit state, determining the longitudinal, transverse and complementary passive reinforcement. Finally, the prestressed girder detailing is done. |
Palavras-chave: | Concreto protendido pontes em vigas múltiplas processo de Leonhardt processo de Engesser-Courbon |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35957 |
Data do documento: | 14-Dez-2022 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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