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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35968
Tipo: | TCC |
Título: | Análise custo-eficiência da implantação de dispositivos de baixo impacto em estacionamentos urbanos: um estudo de caso em hotel no bairro de Cabo Branco, em João Pessoa - PB |
Autor(es): | Silva, Ana Letícia Lopes Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Soares, Leonardo Vieira |
Resumo: | A rápida urbanização e o aumento populacional têm gerado desafios significativos para o planejamento sustentável das cidades brasileiras, resultando em um crescimento descontrolado das metrópoles e na impermeabilização excessiva do solo. Os sistemas convencionais de drenagem priorizam a remoção rápida da água, frequentemente levando a escoamentos pluviais intensos, que causam inundações e danos às áreas urbanas. Para mitigar esses problemas, a abordagem da drenagem sustentável se destaca, combinando diversas técnicas de controle na fonte para restaurar as características naturais do ciclo hidrológico pré-existentes à urbanização. Nesse contexto, os Desenvolvimentos de Baixo Impacto (LID’s - Low Impact Development) propõem a integração de dispositivos de controle pluvial no ambiente urbano. Este estudo tem como objetivo analisar a eficiência isolada e integrada de três LID’s no controle do escoamento superficial em um estacionamento que será reformado em um hotel localizado no Bairro de Cabo Branco, em João Pessoa-PB. Os dispositivos avaliados incluem a trincheira de infiltração, o pavimento permeável e o jardim de chuva. Para a análise, foram definidos 4 cenários de simulação, variando a aplicação das técnicas sustentáveis, que foram modelados utilizando o software Storm Water Management Model (SWMM), considerando as chuvas de projeto definidas. O experimento envolveu a identificação das sub-bacias, a estrutura dos LID’s e a quantificação dos custos associados à sua implantação. Os resultados mostraram que todas as LID’s, com exceção do cenário que integrou apenas jardim de chuva e pavimento permeável, apresentaram eficácia no controle do escoamento, sendo o pavimento permeável o mais eficiente em termos de controle da vazão e do volume. Além disso, a análise de custo total de instalação revelou que o cenário 2 que integrou trincheiras de infiltração ao cenário base, proporcionou a melhor relação de custo-eficiência, destacando a importância dos LID’s para a sustentabilidade dos sistemas de drenagem e a necessidade de adaptar cada projeto às especificidades do ambiente urbano. |
Abstract: | Rapid urbanization and population growth have created significant challenges for the sustainable planning of Brazilian cities, resulting in uncontrolled growth of metropolises and excessive soil impermeability. Conventional drainage systems prioritize rapid water removal, often leading to intense stormwater runoff that causes flooding and damage to urban areas. To mitigate these problems, the sustainable drainage approach stands out, combining several source control techniques to restore the natural characteristics of the hydrological cycle that existed before urbanization. In this context, Low Impact Developments (LIDs) propose the integration of stormwater control devices into the urban environment. This study aims to analyze the isolated and integrated efficiency of three LIDs in controlling surface runoff in a parking lot that will be renovated into a hotel located in the Cabo Branco neighborhood of João Pessoa-PB. The devices evaluated include the infiltration trench, the permeable pavement and the rain garden. For the analysis, four simulation scenarios were defined, varying the application of sustainable techniques, which were modeled using the Storm Water Management Model (SWMM) software, considering the defined design rainfall. The experiment involved identifying the sub-basins, the structure of the LIDs and the quantification of the costs associated with their implementation. The results showed that all LIDs, with the exception of the scenario that integrated only rain gardens and permeable pavement, were effective in controlling runoff, with permeable pavement being the most efficient in terms of controlling flow and volume. In addition, the analysis of the total installation cost revealed that scenario 2 provided the best cost-efficiency ratio, highlighting the importance of LIDs for the sustainability of drainage systems and the need to adapt each project to the specificities of the urban environment. |
Palavras-chave: | LID drenagem sustentável |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Civil e Ambiental |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35968 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental |
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