Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35981
Tipo: TCC
Título: Uma avaliação do indice de mobilidade urbana sustentável: o caso de João Pessoa - PB
Autor(es): Andrade, Mirela Pereira de
Primeiro Orientador: Braga, Isabelle Yruska de Lucena Gomes
Resumo: Viajar é uma ação intrínseca do ser humano, desde sua origem até seu último dia de vida. Com as viagens satisfez as necessidades mais básicas, como a do alimento, e as mais inimagináveis, como conquistar o mundo. Pontos de abastecimento e translado, terrestres ou aquáticos, desenharam as primeiras cidades, e, mais tarde, os pontos mais longínquos do planeta foram acessados pelo avião. Para se deslocar, o homem não mediu esforços em investir tempo e recursos em tecnologias de mobilidade, dessa maneira, conquistou a terra, a água e o ar, e investe ainda mais para desbravar espaços além da Terra. Com a evolução tecnológica e da informação, a urgência e o imediatismo pedem viagens mais rápidas, entretanto as distâncias a serem vencidas estão cada dia maiores e, consequentemente, se gasta mais tempo viajando do que realmente vivendo a cidade. Diariamente, mais e mais espaços são disputados com a máquina construída para o deslocamento, o carro. Como consequência, o ser humano perdeu a preferência e deixou de ser protagonista das cidades, essa vivência adoeceu as culturas e comunidades e criou cenários insustentáveis de utilização de recursos naturais e poluição. Diagnosticar as condições da sustentabilidade urbana passou a ser questão mundial e o transporte é um fator essencial no planejamento das cidades. A vista dessa problemática, esse trabalho tem como objetivo diagnosticar as condições e mobilidade urbana sustentável de João Pessoa, PB. Como metodologia foi utilizado o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (IMUS), desenvolvida por Costa (2008) que possui 9 domínios, 37 temas e 87 indicadores. Para a capital paraibana, foi obtido um IMUS global de 0,561, resultado que aponta a necessidade de melhorias para rumos mais sustentáveis da mobilidade do município. Durante a aplicação, foi constatado que 18 indicadores precisam de atualizações para resultados mais representativos. Apesar das melhorias necessárias no método, o IMUS se mostrou a ferramenta mais completa para análise das cidades brasileiras de médio e grande porte por apresentar uma rica variedade de critérios em seu diagnóstico e análise.
Abstract: Traveling is an intrinsic action of human beings, from their origin to their last day of life. With his travels, he satisfied the most basic needs, such as food, and the most unthinkable, such as conquering the world. Supply and transfer points, on land or water, designed the first cities, and, later, the most distant points of the planet were accessed by plane. To move around, man spared no effort in investing time and resources in mobility technologies, therefore, conquered land, water and air, and invest even more to explore spaces beyond Earth. With the evolution of technology and information, urgency and immediacy call for faster travels, however the distances to be overcome are getting bigger every day and, consequently, more time is spent traveling than actually living the city. Daily, there are more spaces competitions with the machine built for displacement, the car. As a consequence, human started to lose preference and ceased to be the protagonist of cities, so, cultures and communities got sick and unsustainable scenarios of use of natural resources and fuel were created by this experience. Diagnosing the conditions of urban sustainability has become a global issue and transport is an essential factor in city planning. Because of this problem, this work aims to diagnose the conditions and sustainable urban mobility of João Pessoa, PB. As a methodology was used the Sustainable Urban Mobility Index (SUM_I), developed by Costa (2008), which has 9 domains, 37 themes and 87 indicators. For the capital of Paraíba, the global SUM_I of 0.561 was obtained, this result indicated the need for improvements towards more sustainable directions of mobility in the city. During the application, it was found that 18 indicators need updates for more representative results. Despite the necessary improvements in the method, the SUM_I proved to be the most complete tool for the analysis of medium and large Brazilian cities, as it presents a rich variety of criteria in its diagnosis and analysis.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana
Tomada de decisões
Indicadores
Sustentabilidade
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/35981
Data do documento: 8-Dez-2022
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uma avaliação do índice de mobilidade urbana sustentável- o caso de João Pessoa PB.pdf2,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.