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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3599
Tipo: | TCC |
Título: | Conteúdos obrigatórios de matemática: discutindo o eixo de aprendizagem geometria nos anos iniciais |
Autor(es): | Nascimento, Rosilda Santos do |
Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar como o eixo de Geometria é discutido em uma escola municipal de Bayeux, com estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental. Para isso adotamos alguns estudos de alguns teóricos, tais como: Nasser e Sant’Anna (2000), Van de Walle (2009), Farias e Rêgo (2014), e os documentos oficiais nacionais vigentes (BRASIL, 2017; PARAIBA, 2010). A metodologia adotada no estudo foi a pesquisa-ação quanto aos objetivos, tendo como principais instrumentos de investigação a observação, o diário de campo e uma sequência didática, sendo realizada com 24 estudantes, no período de fevereiro a abril de 2017, em uma escola pública no município de Bayeux, que atende em sua maioria crianças de famílias campesinas. Assim adotamos uma atividade diagnóstica (pré-teste) que foi aplicada com os estudantes, sendo composto por duas partes: identificação de itens sociais e econômicos e dos conhecimentos prévios relativos à Matemática. Após a aplicação e análise do diagnóstico, elaboramos uma sequência de atividades que foi aplicada durante quatro semanas, com base nos conteúdos obrigatórios do eixo Geometria. O período de intervenção ocorreu entre os meses de março a abril de 2017. Neste momento realizamos várias atividades que priorizaram a experimentação dos estudantes com relação à Geometria plana e espacial, a partir da utilização de materiais manipulativos. Após este período realizamos uma atividade de verificação dos conhecimentos apreendidos (pós-teste). A partir dos resultados verificamos que o estudo foi positivo, pois todos os itens foram avaliados com mais de 75% de acertos na turma. Concluímos que quando proporcionamos um ensino diferenciado, priorizando a construção do conhecimento, as crianças aprendem sim a Matemática. Neste trabalho foi possível evidenciar o crescimento dos estudantes, que ao final conseguiam diferenciar entre as figuras planas e espaciais, e também fazer a análise dessas figuras, tornando o ensino da Geometria presente, algo que eles não tinham. Percebemos que a Educação Matemática sofre bastante preconceito, e seus conteúdos não são trabalhados da forma certa, ficando a cada ano escolar as lacunas no aprendizado dos alunos. Esta lacuna pode ser revertida quando apresentamos os conteúdos didáticos de forma significativa, partindo do contexto de vivências dos estudantes, utilizando o seu dia a dia como instrumento de estudo. O professor partindo dessas vivências, contribui para o reconhecimento do mundo em que essas crianças estão inseridas, de como sua realidade faz parte da escola, e que se é possível aprender a matemática de uma forma que não expresse o medo no estudante. |
Abstract: | The main objectives for the present study were to propose new teaching techniques to convey planar and special Geometry contents to 5 th year Elementary School students, as well as assess the impact over the student’s learning process when compared to traditional methodologies. For such, theoretical references were utilized, such as: Nasser and Sant'Anna (2000), Van de Walle (2009), Farias and Rêgo (2014), and the official national documents in force (BRAZIL, 2017, PARAIBA, 2010). An active research methodology was implemented, utilizing as main investigation instruments: the observation, the field diary and the didactics sequence. The study was carried out with 24 students from February to April 2017, in a public school of Bayeux city, which mainly serves children from peasant families. A preliminary diagnostic assessment over the students’ backgrounds was performed, composed of two parts: (1) the identification of social and economic aspects, and (2) previous understanding of mathematics. Once this investigation was completed and the results were analyzed, a 4 weeks sequence of activities based on the mandatory Geometry syllabus for 5 th year Elementary School students was proposed and executed. The following intervention period occurred between March and April 2017. During this time, several activities were performed that prioritized students' experimentation with respect to planar and spatial Geometry from the use of manipulative materials stand point. Later, a knowledge-check analysis was carried out. The outcome of the novel proposed methodology is considered very positive, presenting overall numbers greater than 75% assertiveness in the evaluated class. The successful teaching techniques proposed by the present study were able to provide differentiated instruction, prioritizing the construction of knowledge. In this work, it was possible to highlight the growth of the students, many of which were able to analyze and differentiate between the different planar and spatial geometrical figures at the end of the study. Mathematics’ education knowingly suffers from considerable amounts of prejudice. Many times its content is not approached in a didactic way, leaving gaps to students' learning year after year. These gaps can be mitigated, or even eliminated, when the contents are presented in a meaningful and didactical way, coming from the context of students' life experiences, using their daily routine as a study instrument tool. Bringing students’ reality closer to the classroom, the teacher contributes to the recognition of the world in which these children are inserted, enabling students to relate and ultimately learn mathematics in a fearless environment |
Palavras-chave: | Geometria Ensino fundamental Metodologia de ensino - matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3599 |
Data do documento: | 21-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
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